Teatro Amazonas e outros pontos históricos são reabertos para visitação
O Teatro Amazonas e os centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro vão ser reabertos para visitação turística, a partir desta terça-feira (18), das 9h às 15h.
Para visitar um dos espaços, é necessário fazer agendamento pelo Portal da Cultura, que já está disponível a partir desta segunda-feira (17).
As visitas devem acontecer com grupos de até dez pessoas por horário, conforme os protocolos de prevenção contra a Covid-19. Para agendar uma visita, o público escolhe o espaço, horário e informa um número de telefone e o CPF.
Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, todos os procedimentos necessários para evitar o risco de contaminação vão ser exigidos para garantir a segurança das pessoas, entre eles, o uso obrigatório de máscara, medição da temperatura e distanciamento de 1,5 metro. Também fica proibido o contato físico com elementos dos espaços, como colunas, paredes, vitrines expositoras, esculturas, pinturas, demarcadores, portas e maçanetas.
Marcos Apolo adianta que a proposta de reabertura dos demais espaços administrados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa depende do cenário da Covid-19 no Amazonas, portanto, deve acontecer de forma gradativa.
“Vamos avaliar o comportamento do público no cumprimento dos procedimentos, até que possamos abrir todos os nossos equipamentos culturais com segurança. É importante enfatizar que a nossa prioridade é a saúde, é o que vem sempre em primeiro lugar”, comenta o secretário.
Os espaços vão funcionar de terça a sábado, com mudanças no roteiro de visitação. Cada equipamento conta com sinalização e material gráfico com informações sobre como se prevenir do contágio por Covid-19.
Fotos: Michael Dantas
Leia também: Inscrições para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas seguem até 31 de maio