Eleitores decidem renovar a Câmara e demitem 23 vereadores
O eleitor renovou a Câmara Municipal de Manaus (CMM) em quase 60% e deixou de fora da Legislatura 2021 um turma veterana com vários mandatos nas costas.
Ao todo, 23 vereadores “pegaram o beco” e não conseguiram se reeleger e abriram espaço para os novatos da vez.
Nomes como Elias Emanuel, Mirtes Sales, Gedeão Amorim, Carlos Portta, Roberto Sabino, Isaac Tayah e Reizo Castelo Branco estão entre os mais conhecidos que foram “tirados” do parlamento municipal pela população.
Veja também: Pesquisa aponta a vitória de David Almeida sobre Amazonino no 2º turno
Especialistas ainda não avaliaram os motivos para o eleitorado ter optado por deixar esses medalhões de fora da Câmara, mas é possível que a população queira parlamentares mais próximos das comunidades.
Confira a lista dos não reeleitos:
Hiram Nicolau
Fred Mota
Reizo Castelo Branco
Isaac Tayah
Alonso Oliveira
Amauri Colares
André Luís
Carlos Portta
Ceará
Gilvandro Mota
Chico Preto
Dante
Cláudio Proença
Ewerton Wanderley
Elias Emanuel
Eloi Abreu
Gilmar Nascimento
Márisson Roger
Mauro Teixeira
Mirtes Salles
Gedeão Amorim
Roberto Sabino
Bentes Papinha
Pesquisa para a prefeitura
O candidato David Almeida (Avante) será o futuro prefeito de Manaus. É o que aponta o primeiro estudo do segundo turno apontado pela empresa Perspectiva Mercado e Opinião, do empresário Durango Duarte.
Menos de 12 horas depois da totalização dos votos pelo TSE, Duarte afirma nesta segunda (16) que David supera o adversário Amazonino Mendes (Podemos) com seis pontos percentuais de diferença.
Conforme informações colhidas junto ao eleitor após o voto em primeiro turno, David 53% da preferência de intenção de voto na disputa final. Amazonino, portanto, ficou com 47%.
Veja mais: CMM
Foto: Robervaldo Rocha/CMM