Abertura da folia manauara
O ano de 2020 marcou os 80 anos da boneca Kamélia que em sua primeira aparição possuía apenas 75 cm tendo sido comprada na Bahia por um dirigente do Olímpico Clube, que decidiu trazê-la consigo para o Carnaval Manauara, e representa, por parte da organização do referido clube e da sociedade manauara, a valorização e manutenção da tradição dos antigos carnavais de salão. Nas palavras de Almerinho Botelho “Em nossos bailes você só dançará ao som de marchinhas, frevos e muito samba”, adiantando o retorno ao cenário carnavalesco das décadas de ouro do carnaval manauara.
A folia na capital amazonense foi aberta, oficialmente, às 21 h 52, do sábado (04), com a tradicional chegada e recepção da boneca Kamélia, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas, que deu início a 80º edição do tradicionalíssimo “Baile da Chegada da Kamélia”. Entre as atrações confirmadas estavam: Rosivaldo e os metais de Olinda, Bateria feminina Salto Fino, Bateria da Vitória-Régia, Bateria da Grande Família, além de uma convidada especial, que foi a Kamélia.
O símbolo do carnaval de Manaus foi recepcionado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Tarumã, zona oeste e seguiu, em carreata, para a sede do Olímpico Clube, em Presidente Vargas, zona centro-Sul, onde deu início à temporada das folias da cidade.