Campanha incentiva retomada do turismo em comunidades ribeirinhas da Amazônia
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) lançou a campanha “Expedição Rio Negro” para incentivar a retomada do turismo.
A proposta é aproveitar o verão amazônico para incentivar o retorno das atividades turísticas, divulgando atividades e empreendimentos turísticos de comunidades ribeirinhas.
O projeto é realizado pela FAS, em parceria com cinco empreendimentos turísticos situados na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, que abrange os municípios da Região Metropolitana: Manacapuru, Iranduba e Novo Airão.
São eles: Restaurante Encanto do Saracá, na comunidade do Saracá; a Pousada do Garrido, na comunidade Tumbira; Pousada Vista do Lago Jungle Lodge, na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; e a Pousada Toca do Tatu; e Pousada Vista Rio Negro, ambas na comunidade Santa Helena do Inglês.
Esses locais turísticos oferecem uma “experiência amazônica” com canoagem, banho de rio, pesca, artesanato, trilha, passeio em cachoeiras,produção de farinha, culinária regional, entre outras atividades.
Veja também: Amazonas retoma atividades de ecoturismo em dez unidades de conservação
Inicialmente, a campanha visa atrair visitantes do próprio Estado para conhecer e valorizar as belezas turísticas da região.
Renda
O turismo é uma das principais fontes de renda de algumas comunidades ribeirinhas. Com os problemas provocados pela pandemia, essa atividade foi drasticamente afetada. Por isso, promover um retorno seguro do turismo é tão importante para essas populações.
A FAS está apresentando uma estratégia que também conecta o valor do serviço turístico ao público.
Veja mais: FAS amazonas