Virada Sustentável faz intervenção cultural pelo respeito e diversidade
A Virada Sustentável Manaus estendeu faixas de pedestres com as cores do arco-íris na rua 10 de Julho no Centro de Manaus.
A intervenção cultural realizada ao lado do Teatro Amazonas, na manhã desta sexta-feira (13), foi realizada com o propósito de chamar atenção para a diversidade, o combate à violência e a discriminação contra pessoas LGBTQI+.
O festival de mobilização para a sustentabilidade é correalizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
“O que está acontecendo hoje é uma das várias ações em prol de mais consciência, para estimular a diversidade, falar sobre amor livre e sobre respeito”, disse a coordenadora da Virada Sustentável Manaus, Paula Gabriel.
Cuidados com a pandemia
Em decorrência da pandemia da covid-19, a intervenção no Centro ocorreu sem público, apenas com voluntários do Conselho Criativo do festival, seguindo os protocolos de segurança e prevenção contra o novo coronavírus.
“Neste ano de pandemia, a gente teve que se reinventar, não só pela ausência de recursos, como também por não querer proporcionar aglomerações. A solução que encontramos foi fazer algumas intervenções na cidade”, acrescentou Paula Gabriel.
Veja também: 3B goleia, fecha 1ª fase com 100% e pega Real Brasília no mata-mata
A implantação da sinalização no Centro recebeu autorização da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Primeira-dama do município prestigiou
A primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko Ribeiro, celebrou a ação.
A iniciativa é inspirada em ações semelhantes realizadas nas ruas de Paris, na França que nesse sentido traz uma das temáticas trabalhadas pelo festival: os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Programação on-line
Esta e outras intervenções foram filmadas e serão exibidas na programação virtual da Virada Sustentável Manaus, que ocorre entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro pelo Instagram @viradasustentavelmanaus e no canal “Virada Sustentável”, no YouTube.
O público poderá acompanhar gratuitamente apresentações de artistas regionais, contação de histórias, talks sobre temas diversos, oficinas, sessões de yoga e meditação, entre outras iniciativas.
Largo arco-íris
O Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, foi palco de outra intervenção cultural realizada pela Virada Sustentável Manaus nesta semana.
Na quarta-feira (11), o grupo instalou dois grandes banners no local, com as frases “Viva Amazônia Viva” e “Vidas Indígenas Importam”.
As mensagens foram decididas de forma colaborativa com o objetivo de destacar a resistência da floresta e das populações indígenas. Em virtude da conservação da natureza, que fornece serviço ambiental para o mundo todo.
Os voluntários estenderam os banners com as duas frases para que a mensagem fosse vista pelos visitantes que circulavam no local, conhecido como um dos principais pontos turísticos da cidade.
O artista artista de grafite, Denis LDO é o criador da concepção artística. Ele é parceiro da Virada desde a primeira edição.
“O Denis LDO é um grafiteiro, parceiro nosso desde a primeira edição da Virada Sustentável Manaus. Ele fez essas artes lindas que ficarão como bandeiras da Virada e da FAS para levarmos em futuras ações e nunca esquecermos dessa mensagem”, disse Paula Gabriel.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação