Virada Sustentável chega à sexta edição em Manaus com formato on-line
A Virada Sustentável chega à sexta edição em Manaus com formato on-line, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O evento acontece entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro.
A abertura do festival acontece no Teatro Amazonas. Com sua capacidade de público reduzida pela metade e é em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Nos dias 28 e 29 de novembro ocorrerão atividades virtuais variadas e gratuitas, como meditação, yoga, contação de histórias, oficinas e apresentações artísticas.
O Fórum Virada Sustentável Manaus 2020 encerra a programação, com debates online envolvendo especialistas de diversas áreas, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.
O festival
A Virada Sustentável é um movimento que tem a proposta de promover uma “virada” de consciência e estimular o engajamento da sociedade para a melhoria da cidade.
Começou em 2011, em São Paulo, e se estendeu para outros lugares, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, entre outros.
Manaus é a única cidade da Região Norte onde o festival é promovido. Em cinco edições, a iniciativa já alcançou 65,9 mil pessoas, mobilizou mais de 1,8 mil voluntários. Além de realizar mais de mil atividades em aproximadamente 100 pontos da cidade.
A mobilização é baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
No qual envolve temas como igualdade de gênero, saúde e bem-estar, consumo e produção responsáveis, educação de qualidade.
E também redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e erradicação da pobreza.
Novo formato
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, reforçando a importância do cuidado mútuo e o senso de coletividade, a programação da sexta edição foi adaptada ao cenário atual. Garantindo a segurança das milhares de pessoas que participam anualmente da mobilização.
O festival terá intervenções visuais em alguns pontos cidade, sem público. O objetivo é levar os pedestres a refletir sobre questões como meio ambiente, consumo consciente, diversidade, saúde e outros aspectos que envolvem a construção de um futuro mais sustentável.
Entre essas ações, está a projeção de frases em fachadas de prédios, no Centro de Manaus, executada pelo coletivo Projetemos. Além de pintura de faixa de pedestres nas cores da bandeira LGBTI+, em frente ao Teatro Amazonas, e uma exposição de mensagens escritas em letras gigantes, no Largo São Sebastião.
A programação também inclui:
- o plantio de 200 mudas de árvores na comunidade indígena Parque das Tribos, no Tarumã
- a ação “Vamos falar de política?” com a Embaixada Politize! Manaus
- a ação “O Rio e o Lixo”, que será realizada de forma on-line pelos projetos Remada Ambiental, Grito D’Água e Igarapés Limpos, no Tarumã Açu
- um Clube do Livro com o especialista em história e historiografia da Amazônia, Joaquim Melo, proprietário da Banca do Largo, localizada em frente ao Teatro Amazonas.
No Instagram @viradasustentavelmanaus ocorrerá a maior parte das atividades, onde o público poderá acompanhar gratuitamente apresentações de artistas regionais, contação de histórias, talks sobre temas diversos, oficinas, sessões de yoga e meditação, entre outras iniciativas.
Veja também: Concurso cultural propõe nova marca-símbolo para Manaus
Foto: Divulgação