Vermelhou! Amor ao boi vermelho e branco conduz torcedores à tradicional Alvorada do Garantido, em Parintins
Amor. Se existe uma tradução para o sentimento que move os torcedores do boi-bumbá Garantido, a palavra é essa. É esse sentimento que conduz multidões pelas ruas da ilha tupinambarana durante a tradicional Alvorada do boi vermelho e branco de coração na testa. O evento acontece na virada de 30 de abril para o dia 1º de maio.
Este ano, milhares de brincantes se reuniram no Curral de Lindolfo Monteverde, na cidade Garantido, onde curtiram o ‘Show da Alvorada’, evento que antecede a ida dos brincantes às ruas, e após o evento, saíram em direção à Catedral de Parintins.
Além dos itens oficiais do boi, como os levantadores de toadas David Assayag, Sebastião Jr, Israel Paulain e Márcia Siqueira, a cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, que participou do reality Big Brohter Brasil 2024, da Rede Globo, também se apresentou no show da Alvorada. Na ocasião, falou com o público.
“Independente do compromisso que eu tivesse, eu estaria aqui. Essa festa é muito importante para nós, povo de alma vermelha. Nós, da Baixa do São José amamos a Alvorada. E que momento bom pra Kawai, estou muito grata”, disse Isabelle Nogueira emocionada, após sua apresentação e ao assistir o vídeo que mostrou sua trajetória de vida pessoal e profissional.
Leia também: Caprichoso lança álbum ‘Cultura – o triunfo do povo’, em Parintins
Alvorada
A tradição da Alvorada já dura 49 anos. Os torcedores percorrem as ruas da cidade, anunciando a temporada de festival. Este ano, nem mesmo a chuva impediu que os rexés percorressem o trajeto, que tem em média 2 quilômetros, e é feito ao som de muita toada e emoção, no dois pra lá e dois pra cá. Os perrechés da baixa acompanham o trio elétrico, chamado de ‘Pavulagem’. No palco, os itens oficiais do boi Garantido se apresentavam e conduziam a multidão.
“Eu venho dizendo, semanas atrás, que essa seria a maior Alvorada de todos os tempos. Está chovendo uma chuva torrencial, mas ninguém arreda o pé. Estão todos aqui vibrando de alegria. É um momento impar, é um momento inesquecível, é o resgate do Boi Garantido. A Alvorada é tradicional, mas essa aqui é especial”, disse emocionado o vice-presidente e diretor financeiro do bumbá, Marialvo Brandão.
A festa, que inicia no curral Lindolfo Monteverde, encerra ao alvorecer, na catedral de Parintins.
“O Garantido arrepia”
Viajar de outra cidade só para ver o Garantido e brincar de boi ao som das toadas já é uma tradição para o jornalista Matheus Rodrigues. Para ele, a sensação é muito especial.
“O que mais define a sensação é justamente como diz a toada. A gente vem de longe. A gente sai de longe, sai de outra cidade pra brincar de boi e só de ver o Garantido, toda a tristeza vai embora. A gente se emociona, a gente se arrepia e é o que vale a pena”.
“O Garantido cura onde dói”
Quem também saiu de longe para ver o boi vermelho e branco na ilha tupinambarana foi a estudante de Biomedicina Ana Campos. Ela define a vivência como um amor que lava a alma.
“Ser garantido é amor. E esse amor cura onde dói! A cada toada embalada pela batucada o sentimento só aumenta! A alvorada do Boi Garantido é a festa perfeita pra quem gosta de brincar de boi igual criança. Sair de Manaus para viver esse momento já virou tradição!”