Poucas vezes o Vasco vai ter a chance que teve neste domingo (22) para vencer um dos postulantes ao título brasileiro.
Nesse contexto formação acertada de Ricardo Sá Pinto, a tarde pouco inspirada do São Paulo, tudo conspirava a favor do time da Colina.
Mas ainda não está no roteiro do Cruz-maltino ter algum alívio na tabela. Mesmo com um cenário favorável desses, a equipe cometeu erros capitais e saiu do Morumbi apenas com um empate em 1 a 1.
O maior dos vacilos foi cometido por Jadson, zagueiro que fez sua primeira partida como titular. Ele errou na saída de bola entregou a bola para Luciano empatar o placar para os paulistas. Até então, o São Paulo pouco ameaçava o gol defendido por Lucão, goleiro que fez sua primeira partida pelo Brasileiro.
O esquema de três zagueiros funcionava e, mais do que isso, quando a bola era roubada no meio, a transição rápida para o ataque pegava o sistema defensivo adversário desprevenido.
Foi numa dessas escapadas que o Vasco abriu o placar, quando Cano foi lançado e partiu em velocidade do meio de campo para concluir sem chances para Volpi.
Veja também: Cliper e JC de Itacoatiara fazem a final Série B do Amazonense
Esquema funcionando
Depois disso, outras arrancadas aconteceram e com boas trocas de passes entre os três homens de frente: Sá Pinto escalou Gustavo Torres, Vinícius e o centroavante argentino bem próximos em vez de dar a amplitude tradicional que os times adotam quando jogam com três atacantes.
Tudo isso aconteceu no primeiro tempo e o Vasco só não conseguiu um segundo gol por causa da falta de qualidade de Vinícius e Torres na hora do último passe ou da finalização.
Um problema que foge da alçada de Sá Pinto, que escalou o melhor Vasco possível dentro dos nove desfalques que teve por causa da covid-19.
No segundo tempo, o cenário da partida mudou um pouco porque, no começo, o São Paulo não ocupava tanto a área defensiva do Vasco e, consequentemente, não propiciava os contra-ataques da mesma maneira.
Destaques vascaínos
Ainda assim, o Cruz-maltino conseguia jogar. Cano fez boa partida não apenas como o finalizador que é e descolou ótimo lançamento para Yago Pikachu. Na sequência do lance, quase Gustavo Torres marcou.
Depois, a pressão do time da casa cresceu e o Vasco ficou sem pernas para resistir na defesa e sair para o ataque da mesma forma que no primeiro tempo. A essa altura, o empate já era um bom resultado.
Ele persistiu até o fim e manteve o Vasco flertando demais com a zona de rebaixamento. Já o São Paulo desperiçou a chance de se tornar líder do Campeonato Brasileiro.
O próximo jogo dos cariocas será quinta-feira, em Buenos Aires, contra o Defensa y Justicia, pelas oitavas de final da Sul-Americana
Veja mais: O Globo
Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net/direitos reservados