Ufam tem 6 propostas de projetos aprovadas em edital de combate ao covid-19
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi a instituição de pesquisa com o maior número de propostas de projetos aprovadas do Programa C,T&I em Emergência de Saúde Pública do Amazonas. Dos 12 projetos aceitos do edital N. 005/2020 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), seis são da Ufam. O resultado foi informado no último dia 9 de setembro.
O projeto “Desenvolvimento de ventilador mecânico no Amazonas baseado no projeto Inspire – USP”, do professor Danilo Chui, foi o único aprovado em sua linha temática. Assim receberá o valor total de R$244.004,18 para sua execução.
Além dele, os pesquisadores Ayrles Mendonça, com o projeto “Desenvolvimento de respirador semifacial filtrante reutilizável por manufatura avançada – enfrentamento ao covid-19” e Fernando Luiz Westphal, com “Treinamento dos profissionais de saúde em utilização de equipamento de proteção individual em um hospital universitário – ensaio clínico randomizado” também foram aprovados na mesma linha temática do edital.
Veja também: PET Conexões Urbanas realiza ‘Café com PET’, sobre Setembro Amarelo
Já na segunda linha tematica de pesquisa, no Estado do Amazonas teve cinco projetos aceitos, sendo três de pesquisadores da Ufam. Os Projetos são:
- “Estudo de Biomarcadores imunológicos em pacientes convalescentes da infecção pelo vírus Sars-Cov-2 (Covid-19)”, liderado pela professora Adriana Malheiro
- “Uso da Troponina como indicador prognóstico em pacientes diagnosticados com Coronavírus”, encabeçado pela professora Rosane Dias da Rosa
- “Diagnóstico de Sars-Cov-2: apoio, pesquisa, desenvolvimento e inovação” do professor Spartaco Astolfi Filho.
Todos os projetos contaram com recursos disponibilizados pela Fapeam. Que proporcionará um estudo de maior número de pacientes, com a utilização de técnicas, que não poderiam ser realizadas sem o apoio da instituição. Todos os projetos já estão em inicio e terão doze meses para sua conclusão.