Ufam retoma atividades no dia 8 de setembro de forma remota
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) irá retomar as atividades de forma remota no dia 8 de setembro. As aulas estavam suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus.
A resolução regulamenta o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o calendário Acadêmico Especial 2020.
Ensino Remoto Emergencial
Nas disposições gerais do Regulamento, o Ensino Remoto no âmbito da graduação da Ufam é instituído em caráter excepcional, considerando temporário o distanciamento geográfico entre docentes e discentes.
Entre os objetivos está a oferta de componentes curriculares obrigatórios ou optativos, por mediação didático-pedagógica que utilizem Tecnologias de Informação. Conforme explica a resolução, podem ser atividades serem teóricas, práticas ou teórico-práticas.
A plataforma G-Suite for Education está entre os recursos mediados por tecnologias da informação que poderão ser utilizados para a operacionalização do ERE. A adesão ao ERE é voluntária e facultativa, tanto para o professor quanto para o aluno.
Calendário acadêmico especial
Quanto ao Calendário Acadêmico Especial, a Resolução prevê que o semestre letivo terá a duração de 75 dias e não comprometerá os semestres letivos presenciais de 2020/1 e 2020/2.
Portanto, as atividades que compõem o Ensino Remoto Emergencial iniciam no próximo dia 17 de agosto de 2020.
Do dia 27 de agosto ao dia 1º de setembro será o período para solicitação de matrícula por meio do Portal do Aluno (Portal e-campus) para as disciplinas que serão ofertadas de forma remota.
As aulas estão com início agendado para o dia 8 de setembro e a previsão de término, por fim, é para o dia 14 de dezembro.