calendar_today setembro 7, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

O Teatro Amazonas terá concerto “Octeto de Franz Schubert”, apresentado pela a Amazonas Filarmônica, com a obra do compositor austríaco “Octeto em fá maior”. O evento acontecerá no dia 10 de setembro às 20h. Estarão no palco: Glória Subieta (clarinete), Assen Anguelov (trompa), Michel Arghirachis (fagote), Alexandra Tcherkezova (violino I), Onel Rodriguez (violino II), Gabriel Lima (viola), Griblas Lizama (violoncelo) e Octavio Arese (contrabaixo).

Para se cadastrar no evento acesse o site  AQUI

 

Orquestra Amazonas Filarmônica

 

A Amazonas Filarmônica é reconhecida como uma das mais atuantes orquestras brasileiras. Sua criação, em setembro de 1997, foi essencial para a política de formação artística do Estado. Pois possibilitou a vinda de músicos estrangeiros de alta qualidade técnica para ministrar aulas e capacitar os artistas amazonenses, o que permitiu a realização de eventos internacionais, como o Festival Amazonas de Ópera (FAO), do qual é a orquestra oficial.

O repertório da orquestra é extremamente amplo e variado, abrangendo todos os períodos da história da música e seus mais diversos compositores. A Amazonas Filarmônica é consagrada pela execução mais abrangente do repertório operístico. Dentre todas as orquestras brasileiras, com mais de 60 montagens em 21 anos de Festival Amazonas de Ópera.

Franz Schubert

Franz Peter Schubert foi um compositor austríaco do fim do classicismo, com um estilo marcante, inovador e poético do romanticismo. Ele escreveu cerca de seiscentas peças musicais, bem como óperas, sinfonias, incluindo a “Sinfonia Incompleta”, sonatas entre outros trabalhos.

Ele viveu apenas trinta e um anos e para além de um círculo restrito de conhecedores, não teve reconhecimento publico. Mas o interesse pela sua música aumentou significativamente nas décadas que se seguiram à sua morte.

O contributo para colocar Schubert no panteão dos grandes compositores da história da música europeia foi dado por outros grandes compositores do século XIX que foram seus admiradores, como Felix Mendelssohn, Robert Schumann, Franz Liszt ou Johannes Brahms.

Hoje, o seu estilo considerado por muitos como imaginativo, lírico e melódico, fá-lo ser considerado um dos maiores compositores do século XIX, marcando a passagem do estilo clássico para o romântico.

Veja também: Aberto ao público, Teatro Amazonas divulga programação para mês de setembro; Confira!