Tarde Alegre Infantil Azul e Branca encerra temporada com a escolha dos itens mirins do Caprichoso
A última edição da temporada da Tarde Alegre Infantil Azul e Branca foi marcada pela grande final do concurso de itens mirins do Boi Caprichoso, com a participação de mais de 20 crianças. A iniciativa, criada há mais de 35 anos, é hoje coordenada pelo Centro de Documentação e Memória (Cedem Caprichoso).
Os itens oficiais do Caprichoso, Edmundo Oran, Prince do Boi, Marcela Marialva, Valentina Cid, Cleise Simas, Marciele Albuquerque, Alexandre Azevedo e Erick Beltrão marcaram presença no evento e incentivaram a criançada durante a apresentação. Também estiveram presentes no evento o prefeito de Parintins, Bi Garcia, e a deputada estadual, Mayra Dias, e o promotor de Justiça Marcelo Bitarães, competente no Juizado da Infância e Juventude.
“É muito lindo ver o curral cheio de crianças, pois elas formam a futura geração do Caprichoso. É emocionante ver o quanto nosso boi perpetua isso há muito tempo, assim como eu também participei da Tarde Alegre como item mirim, vejo que elas seguem esse sonho de se tornar item do Caprichoso”, disse a sinhazinha da fazenda, Valentina Cid.
Gilber Machado, pai do apresentador mirim Guilherme Machado, revela que o filho sempre sonhou com esse momento. “Ele quer fazer parte do Caprichoso, sempre sonhou em ser o apresentador e aqui na Tarde Alegre ele encontra essa oportunidade. Ele passa a semana ensaiando em casa para chegar aqui e mostrar toda sua desenvoltura e a gente como pai incentiva desde pequeno”, conta.
A Tarde Alegre deste domingo também marca a última da gestão do presidente Jender Lobato, que por meio do Cedem Caprichoso, proporcionou ao longo de seu mandato uma grande estrutura com balões infláveis, pula-pula, brincadeiras, guloseimas e muitos brindes para receber as crianças.
“Hoje a gente se emociona de ver esse curral lotado. São famílias inteiras que desfrutam desse momento especial. O Caprichoso vai muito além da sua apresentação na arena, nós nos preocupamos com o desenvolvimento de nossas crianças e será por meio dessa nova geração que nós vamos conseguir perpetuar por muito mais tempo nossa cultura do boi-bumbá. O sentimento é de muito emoção e de dever cumprido”, ressalta.
Concurso de itens mirins
A povo azul e branco esperou ansioso pelas apresentações do itens mirins. Os pequenos artistas, empurrados pelo grito de seus familiares que formavam torcidas organizadas no curral, deram um show de dança, toada, versos e muito carisma. Segundo o coordenador do Cedem Caprichoso, Diego Omar da Silveira, o Caprichoso cumpre com o seu compromisso e responsabilidade social.
“Hoje tivemos o nosso curral lotado para esse momento, as pessoas se empolgam realmente com os itens mirins e eles merecem esse apoio pois representam o futuro do nosso boi. É bonito ver que a cada domingo o movimento foi crescendo e a gente está muito feliz de fechar mais esse ciclo de maneira belíssima rumo ao bicampeonato. Eu defendo que para além daquilo que acontece na arena, o prêmio de campeão sempre devia ser de quem faz uma boa temporada, e esse prêmio a gente já conquistou”, comemora.
Os itens mirins do Caprichoso 2023 ficaram assim definidos na Tarde Alegre Infantil:
- Apresentador: Guilherme Tavares Machado
- Levantador de Toadas: Julianno Henrique Vieira do Carmo
- Amo do boi: Henrique Gabriel Sá de Souza
- Tripa do boi: Hiago Davi
- Sinhazinha da Fazenda: Marlem Vitória Teixeira
- Porta-estandarte: Ana Claudia Lopes Mourão
- Rainha do Folclore: Beatriz Beltrão da Silva
- Cunhã-poranga: Ane Cristal Simas e Ana Ketllen Garcia
- Pajerena: Iandara Lopes Mourão
Fotos: Michel Amazonas