Sucesso de público e crítica em 2019, ‘Helena’ volta com nova versão
A história de “Helena”, uma mulher real, professora, mãe, brasileira que reflete a imagem de superação, vai ser contada numa nova versão, entre os dias 17 e 20 de dezembro, no Ateliê 23, na Rua Tapajós, 166, no Centro.
O espetáculo faz parte da programação do Combo 23, projeto contemplado no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.
Apresentação e acesso
A apresentação inicia às 20h e o acesso é gratuito, no entanto, as vagas são limitadas. A medida atende aos protocolos de segurança em prevenção a Covid-19, como distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel em pontos estratégicos.
Mudanças
O ator e diretor Taciano Soares conta que “Helena” teve mudanças no elenco e as cenas passaram por uma reformulação.
“As cenas narram mais detalhes da história na infância e na juventude, casos específicos de revelação da fé que ela viveu, mas com o mesmo objetivo, de tornar Helena essa figura que atravessa possibilidades de renovação a partir da fé e da música, que são os pontos principais da obra”, adianta o artista.
“As sequências foram repensadas dentro do perfil do novo elenco e a partir de uma necessidade que identificamos depois das inúmeras apresentações da primeira temporada, de aproximar e envolver mais as pessoas em minúcias que passaram despercebidas”.
Nova Versão
A nova versão da peça traz na ficha técnica os atores Eric Lima, Jean Palladino, Julia Kahane, Laury Gitana, Taciano Soares e Thiana Colares. A trilha sonora, característica do espetáculo, reúne sucessos de cantores consagrados da música brasileira e também canções autorais criadas por Number Teddie, com a colaboração de Eric Lima.
“Agora temos a direção musical de Ediel Castro e, além disso, a execução musical é ao vivo, multi instrumental, realizada por ele”, destaca Taciano Soares.
Sucesso de público e crítica
Sucesso de público e crítica desde a primeira temporada, em 2019, “Helena” recebeu indicação ao Prêmio Brasil Musical, na categoria “Melhor Musical Norte”. Em janeiro deste ano, a peça foi a única representante da região Norte a participar da segunda edição da mostra a_ponte: cena do teatro universitário, na programação teatral de 2020 do Itaú Cultural, em São Paulo.
O projeto também foi contemplado pela Residência de Artes Cênicas do Serviço Social do Comércio do Amazonas (Sesc) em 2019.
Combo 23
Projeto de pesquisa e manutenção do Ateliê 23, contemplado no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.
O “Combo 23”, como frente de manutenção e numa perspectiva conceitual, propõe realizações de oficinas e apresentações para a comunidade, em diferentes zonas de Manaus.
Já a frente de pesquisa traz a articulação teórica sobre a continuidade das ações do grupo, como intercâmbio com uma companhia de Minas Gerais, seminário de investigação sobre o momento histórico da cidade e processo de imersão que vai ser exibido no fim deste mês.
Veja também: Portal Maloca – ‘A Caixa Mágica do Natal’ entra na reta final no Teatro Amazonas
Veja mais: EM TEMPO
Foto: Larissa Martins