calendar_today outubro 19, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

A Orquestra de Câmara do Amazonas apresenta ‘Mosaico Russo’ no Palácio Rio Negro, no dia 27 deste mês, às 19h. O concerto está sob regência do maestro Marcelo de Jesus e conta com programação variada durante o evento. O concerto é gratuito e para participar os interessados devem se inscrever através do Portal da Cultura.

Programa

Glazunov, Aleksandr – Tema e variações
Akimenko, Theodore – Noturno em Ré maior
Kalinnikov, Vasily – Canção triste
Serenata
Arensky, Anton – Variações sobre um tema de Tchaikovsky, Op.35a

Orquestra de Câmara do Amazonas

O grupo foi criado em 2002, composto por músicos que integravam a Orquestra Amazonas Filarmônica, com o objetivo de inovar na prática musical do Estado, executando obras do barroco à contemporaneidade.

Na trajetória do grupo destaca-se o repertório integral da música de câmara de Claudio Santoro, com a inédita “Sinfonia nº 1” e “One Minute Play”; inúmeras estreias nacionais e internacionais, como “DJPO” (Edmundo Villani-Cortês), “Sinfonia nº 2 – Paisagens Verdes” (Harry Crowl) e Shotaskovichiana” (André Mehmari), especialmente compostas para o grupo.

Com uma atuação versátil e diferenciada, a Orquestra de Câmara do Amazonas também realiza crossovers com diversas manifestações e linguagens artísticas, dentre as quais, “A Night at the Opera” e “O Sol Nascente”, apresentando ao público uma programação diversificada, que inclui trilhas sonoras de filmes como “Drácula” e “As Horas”.

Anualmente, o grupo participa do Festival Amazonas de Ópera. Na 21ª edição do evento, realizada em 2018, foi responsável por executar a Ópera Barroca “Acis and Galatea”, de Georg Friedrich Händel; e a versão pocket de “Dessana Dessana”, de Adelson Santos. Também em 2018, apresentou o concerto “bjÖrkCA”, sobre a cantora islandesa Björk, com participação da soprano paulista Manuela Freua, dentro da programação da quarta edição da série “Encontro das águas”.

 

Veja também: Dupla de irmãs vence etapa local de competição promovida pela NASA

 

Foto: Michael Dantas/SEC