Setembro Amarelo: Servidores fazem oficina de meditação
Os servidores públicos municipais participaram de oficina de meditação, com o tema “O cuidado com a saúde mental através da meditação”.
As atividades fazem alusão ao Setembro Amarelo, realizadas pelo programa de Qualidade de Vida no Serviço Público Municipal. A oficina ocorreu na segunda-feira, 14/9, no auditório da Casa Militar.
O evento foi conduzido pela psicóloga da Semad, Anakena Castello Branco, e contou com a presença da instrutora de meditação Jacqueline Oliveira, que ressaltou a importância da meditação para lidar com situações de grande estresse emocional.
Segundo a psicologa a meditação se apresenta com grande potencial para nos ajudar com questões emocionais. Dessa forma é uma técnica pela qual se treina a mente, foco e atenção, além de nos auxiliar a controlar a ansiedade e o estresse do dia a dia. Principalmente no momento da pandemia e é uma prática que pode ser realizada em qualquer local
Veja também: |PET Conexões Urbanas realiza ‘Café com PET’, sobre Setembro Amarelo
Impactos para as pessoas
A servidora da Defesa Civil, Clícia Pereira, mencionou que a prática da meditação é muito importante para quem trabalha diretamente com o público. “Eu percebo que para o nosso desempenho como servidor, principalmente da Defesa Civil, que lida com muitas emoções. Sejam elas de angústia, principalmente por alguns sinistros que acontecem na cidade de Manaus, essa prática vem contribuir para que possamos nos conhecer e nos entender melhor, para assim ajudar o próximo”, ressaltou.
Dentro das ações em alusão ao Setembro Amarelo, o programa de Qualidade de Vida da prefeitura promoverá, no dia 29 de setembro, uma roda de conversa com os servidores municipais e psicólogos da prefeitura, sobre os cuidados necessários e dicas sobre o autoconhecimento, para lidar de uma maneira mais prática com a mente em épocas conturbadas.