Ribeirinhos capturam pirarucu gigante de 2,9 metros e mais de 200 quilos, no Amazonas
Que a grandeza dos rios do Amazonas impressiona já não é novidade! Mas encontrar um pirarucu gigante, de mais de 2,9 metros por essas águas, isso sim impressiona, muito mais que conversa de pescador.
O peixe gigante da espécie pirarucu, com 2,9 metros e 220 quilos foi capturado por ribeirinhos na ilha de Mameloca, no município de Japurá, distante 787 quilômetros de Manaus. Atualmente, o pescado está em um frigorífico, na zona este de Manaus, sendo mantido congelado e sem vísceras.
Ele foi capturado em uma região onde vivem aproximadamente 20 famílias de pescadores. No local, o manejo da espécie é uma das principais atividades econômicas. Mas o que impressiona mesmo é a grandiosidade do peixe.
Sob os cuidados da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), armazenado em um frigorífico na Zona Oeste de Manaus, o peixe se prepara para ficar em exposição para o público após a realização de taxonomia, que é uma pesquisa com descrição e identificação da espécie.
Leia também: Em vídeo, pescadores brincam em lago infestado de jacarés no Amazonas
O peixe é tão grande e pesado que são necessários pelo menos seis homens para conseguir carregar o animal. Dos 2,9 metros do peixe, somente a cabeça tem 69 centímetros e a nadadeira peitoral tem 40 centímetros de comprimento e 30 centímetros de largura. A nadadeira da cauda mede 75 centímetros de comprimento. E a distância entre os olhos é de 20 centímetros. Suas escamas podem medir até 12 centímetros.