Ribeirinhos recebem alimentos e produtos de higiene, no interior do Amazonas
Mais de duas toneladas de alimentos e produtos de higiene foram entregues a ribeirinhos de oito comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, no interior do Amazonas, durante ação ‘Taberna do Bem’.
O trabalho foi desenvolvido pelo Programa de Empreendedorismo da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com a finalidade de abastecer 16 mercearias da RDS do Rio Negro.
As comunidades estão situadas entre os municípios de Iranduba, Novo Airão e Manacapuru.
A “Taberna do Bem” teve apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (SEMA). O objetivo foi garantir abastecimento de produtos essenciais nos comércios ribeirinhos por meio de financiamento e apoio logística.
Uma linha de microcrédito emergencial de aproximadamente R$ 1,3 mil foi liberada para cada comerciante. O pagamento do microcrédito poderá ser feito após 90 dias, em 12 parcelas sem juros, começando em outubro.
A ação também faz parte da segunda etapa do projeto “Aliança dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais e Organizações Parceiras do Amazonas para o Enfrentamento do Coronavírus”, coordenada pela FAS.
Impacto social
Em tempos normais, um empreendedor dessas comunidades pode investir, em média, até R$ 300 somente para se deslocar ao município vizinho, bem como adquirir os produtos para abastecer o comércio.
O projeto auxilia na resiliência das famílias e na superação da crise.
Educação financeira
Ao longo dos próximos 12 meses, os comunitários receberão uma mentoria financeira, assim como acompanhamento técnico para auxiliar os empreendimentos.
Leia mais: Comunidades indígenas se preparam para receber turistas no novo normal