Com a finalização da última rodada do Campeonato Brasileiro – Série A, as competições nacionais só voltam a acontecer em 2023. Com o fechamento da temporada, é possível saber qual a posição dos clubes no Ranking Nacional e Clubes (RNC), no qual seis amazonenses estão presentes este ano.
O RNC estabelece uma classificação técnica entre clubes do futebol brasileiro, com base no desempenho das equipes nas competições nacionais nos últimos cinco anos (2018 a 2022).
É com esta pontuação que se organiza, por exemplo, a distribuição dos clubes nos potes do sorteio da Copa do Brasil. Com esta mesma pontuação, também é feito o Ranking de Federações.
Quanto melhor for a pontuação de um estado neste ranking, maior é a quantidade de vagas em competições nacionais.
Em sua melhor colocação na história, o Manaus FC aparece na 50ª posição, com 2.327 pontos. É a melhor colocação que um clube amazonense já obteve desde o novo formato de contagem de pontos, iniciado em novembro de 2012. Fora das competições nacionais em 2022, o Fast está na 108ª posição, com 582 pontos.
Aparecendo pela primeira vez no RNC, São Raimundo e Amazonas aparecem nas 134ª e 138ª posições, respectivamente. O Tufão parou nas oitavas de final da Série D e disputou a primeira fase da Copa do Brasil, totalizando 380 pontos. Já a Onça-pintada ficou em terceiro lugar na Série D, somou 375 pontos.
Por fim, o Penarol ocupa o 149° lugar, enquanto que o Nacional está em 217°. O Leão da Velha Serpa ficou fora das competições nacionais deste ano e do ano que vem o que lhe causará perdas de pontuação em 2023. Por outro lado, o Leão da Vila Municipal – que também não esteve em competições nacionais – irá aumentar sua pontuação na próxima temporada, já que se qualificou para a Série D de 2023.
Futuro retorno
Presente no Ranking Nacional de Clubes até 2021, o Princesa do Solimões ficou fora este ano. A última vez que o clube disputou uma competição nacional foi em 2017. Entretanto, o Tubarão do Norte irá retornar ao RNC ao final de 2023, após as disputas da Copa do Brasil e da Série D.
Queda no Ranking de Federações
Com 4.070 pontos, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) aparece em 19° lugar no Ranking de Federações, caindo uma posição. A Federação do Piauí, com 4.116 pontos, passou na frente. A ultrapassagem foi possível pela campanha do Altos-PI, que além de permanecer na Série C, foi até à 3ª fase da Copa do Brasil este ano.
Todas as pontuações, tanto de clubes quanto de federações, estão disponíveis no site rankingcbf.com
Veja mais na matéria de Deyvid Jhonatan no Portal A Crítica
Foto: Manaus FC