calendar_today dezembro 21, 2020 person Lucas Lavareda mode_comment 0

 

Neste mês de dezembro foram anunciados os contemplados pelo projeto ‘Natura Musical’. Nessa edição, projetos de artistas nortistas e indígenas foram selecionados e contarão, em 2021, com o fomento, curadoria e apoio de uma das maiores empresas do país: a Natura.

No próximo ano, além dos projetos do Pará, historicamente contemplados, três outras iniciativas nortistas serão viabilizadas: TORÜ WIYAEGÜ e Crias de Curupira, do Amazonas, e o Pororoca Sound, do Amapá.

 

Natura Musical

 

O ‘Natura Musical’ completa 15 anos e continua a sua árdua missão de fomento e valorização da cultura no Brasil. Desde 2005, todos projetos são selecionados através do Edital Natura Musical e além do patrocínio, a inciativa também impulsiona a experiência com a ‘Casa Natura Musical’.

O projeto propõe uma plataforma para artistas, bandas e coletivos lançarem novos trabalhos, com uma casa de show que recebe o Brasil inteiro e festivais que mostram nossa diversidade cultural.

 

Seleção
 

Quanto ao processo seletivo, os 43 projetos foram selecionados entre 3.365 inscritos por meio da curadoria de 29 profissionais do mercado da música.

Neste ano de pandemia, o ‘Natura Musical’ disponibilizou impressionantes R$ 5,5 milhões em patrocínio via edital. Além disso, o programa conta, ainda, com o apoio das leis de incentivo à cultura da Bahia, de Minas Gerais, do Pará e do Rio Grande do Sul.

 

Representatividade

 

Iniciativas que, sobretudo, desenvolvem projetos artísticos com identidade própria, refletindo narrativas contemporâneas e gerando impacto social, econômico e ambiental positivo foram o foco dessa edição.

Nesta edição histórica buscou-se aumentar a proporcionalidade de grupos historicamente sub representados, portanto, além da criação artística, foram selecionadas propostas a partir de um olhar mais inclusivo. Em 2021, teremos, quatro projetos de povos originários, nove projetos da comunidade LGBTQIA+, 18 projetos em que mulheres são protagonistas e outros 17 que valorizam a cultura negra.

 

Mais inciativas de fomento em 2021

 

Essa nova visão também abriu espaço para mais iniciativas de fomento de cenas e redes, que movimentam a cadeia da economia criativa em diferentes formatos e para diferentes públicos. Além de mostras, festivais e residências artísticas, o Natura Musical vai contemplar projetos educativos, de inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) e que atende pessoas com autismo.

 

Projetos e Artistas Indígenas contemplados:

 

Kunumi MC: o rapper indígena, morador da Aldeia Krukutu (SP), lançará o disco “Nhemongarai”.

 

Mostra Pankararu de Música: iniciativa do povo Pankararu, realiza capacitação profissional, shows e imersão artística na Aldeia Bem Querer de Cima, em Pernambuco

 

TORÜ WIYAEGÜ: o projeto propõe registrar a música tradicional do povo Tikuna, do Amazonas, em livro e CD.

 

Artistas Nortistas contemplados: 

 

Crias de Curupira: uma união de estilos, identidades e facetas artísticas, com a proposta cultural de elevar diversão, conhecimento e diversidade, seja no palco, cabines ou em encontros e debates sobre produções artísticas.

 

Pororoca Sound: Incubadora de Empreendimentos Musicais que se propõe a acompanhar e acelerar a carreira de 9 artistas amapaenses.

 

Festival MANA: voltado para o fortalecimento de mulheres no mercado da música, promove oficinas, shows, debates, mostra audiovisual e ações de intervenção urbana.

 

Redes Sociais

 

Facebook: @NaturaMusical
Instagram: @naturamusical
Twitter: @naturamusical
Youtube: @naturamusical

 

Veja também: Portal Maloca – Crianças ribeirinhas celebram a formatura na exuberância da Amazônia

 

Foto: Reprodução/Portal de Notícias DJUENA TIKUNA