Projeto ‘Mãos que falam’ da UEA será estrela de documentário nacional
O Projeto ‘Mãos que falam’, da Universidade do Estado do Amazonas será estrela de um documentário nacional, nesta terça-feira (8).
O documentário contará a história dos vencedores da terceira edição do Prêmio Brasil Criativo, às 16h, no perfil do Facebook @historiasdeterapia.
O objetivo é retratar a potencialidade da Economia Criativa para a transformação econômica, cultural e social do Brasil.
O projeto, idealizado pelo diretor executivo da Map Technology, Manuel Cardoso, foi incubado pelo Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Observatur/UEA) e é o único da região Norte entre os 12 vencedores do Prêmio.
Mãos que Falam
Trata-se de um aplicativo que, por meio da tecnologia assistida, permite dialogar com a pessoa surda, dando-lhe autonomia em locais onde não há intérprete.
Em 2019, a UEA implantou no Bosque da Ciência, o primeiro Roteiro Autoguiado para Pessoas Surdas em um espaço cultural.
Dia Nacional do Surdo
O documentário, que traz a inclusão como carro chefe, é veiculado justamente no mês em que se comemora o dia nacional do surdo.
Dia 26 de Setembro é o Dia Nacional do Surdo, uma data muito especial e que nos relembra a história e a luta dessa comunidade.
Tradicionalmente, a data é lembrada por toda a comunidade, para trazer à tona histórias de luta da população surda e falar sobre os desafios.