calendar_today outubro 14, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

O Projeto Fora da Caixinha celebra a pluralidade dos quadrinhos independentes tocada por nomes da jovem guarda dos quadrinhos e do mercado editorial. Dentre os conteúdos que possuem financiamento coletivo estão um livro, três zines, um cartão postal e uma cartela de adesivos.

O projeto surgiu de uma inquietação conjunta relacionada à facilidade com que conteúdos produzidos por artistas do Sudeste são consumidos por todo o Brasil quando isso não se aplica às outras regiões do país.

Com essa questão em mãos, o grupo de artistas e produtores independentes formado por Aureliano Medeiros, Camila Abdanur, Emily de Moura. Além de Ilustralu, Laura Athayde, Maria Carvalho e Taissa Reis que reuniram-se remotamente pensando em soluções e caminhos a serem explorados.

Foi elaborado um kit que pudesse contemplar a pluralidade regional, e também de expressões de gênero, sexualidade e alcance virtual. Essa ideia germinou e entrelaçou-se com o interesse e cuidado por projetos gráficos e a ideia de oferecer ao leitor uma experiência narrativa e sensorial.

 

Desenvolvimento

 

Para desenvolver os trabalhos, foram convidados artistas de Rio Grande do Norte, Pernambuco, Amazonas, Brasília e Ceará. Além dos idealizadores Aureliano e Maria Carvalho, participam também Ana Toyoda, Diana Salu, Marília Mafé e Paulo Bruno. Do mesmo modo, todo o material da caixinha será impresso e confeccionado fora do eixo Rio-São Paulo, sendo enviado para todo o Brasil diretamente de Natal, a capital potiguar.

A plataforma de financiamento coletivo escolhida para a campanha foi o Catarse, e o valor de arrecadação estipulado para a realização do projeto é de 14 mil reais. Esse valor tem como intenção primordial remunerar as pessoas envolvidas na realização do projeto e produzir o melhor material possível para a experiência do leitor.

 

Veja também: Cineclube de Arte apresenta A História do Cinema – “No Tempo das Diligências”

 

Foto: Divulgação