Profissionais da saúde são homenageados no palco do Teatro Amazonas
Depois de quatro meses sem realizar espetáculos com plateia, o Teatro Amazonas retomou as atividades, na noite desta quarta-feira (05), e homenageou profissionais da saúde.
Com a apresentação da orquestra Amazonas Filarmônica teve início a programação do projeto “A Arte Agradece a Vida”.
A iniciativa vai homenagear, durante todo o mês de agosto, profissionais da saúde que atuam na linha de frente na pandemia do novo coronavírus.
Dia Nacional da Saúde foi escolhido
“Hoje é um dia simbólico, e eu não poderia deixar de agradecer a vocês, heróis dessa história pela qual passou o estado do Amazonas, o Brasil e o mundo. Reconheço, com muita humildade, que sem vocês, médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, maqueiros, agentes de portaria e tantos outros profissionais da área da saúde nós não estaríamos superando este momento”, ressaltou o governador Wilson Lima.
Nesta retomada gradual, as apresentações serão restritas aos convidados, mas o grande público tem acesso à programação por meio de lives.
Veja também: Cantor manauara Lorenzo Fortes é destaque em plataforma de música nacional
As transmissões são via Instagram do Governo do Amazonas, no Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela TV Encontro das Águas.
Parceria
O projeto é realizado por meio de uma parceria entre as secretarias de Cultura e Economia Criativa, e Saúde (Susam).
]Todas as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde foram seguidas, para garantir a segurança dos convidados e dos artistas.
“Inclusive hoje nós teremos na casa em torno de 120 pessoas, o que dá menos de 20% da capacidade do teatro, seguindo todos os protocolos tanto no acesso quanto no distanciamento interno e depois, também, na saída, para que todos possam prestigiar esse evento”, observou o titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.
Ele esclarece que, durante a programação, serão avaliados os possíveis ajustes em procedimentos necessários para receber o público nesta nova fase.
“Estamos em um diálogo próximo, direto e constante com todos os órgãos de saúde do estado e tomando todas as precauções, fazendo as devidas consultas para que a gente sirva, inclusive, de exemplo para outros espaços”, frisou Muniz.
O secretário interino de Saúde, Marcellus Campêlo, destaca que a homenagem marca uma nova etapa na luta contra a covid-19 Amazonas.
Ele revela que outros atendimentos devem começar a ser executados pela rede.
“Principalmente uma melhor reutilização do Hospital Delphina Aziz, em que vamos manter uma ala para covid, porém começar a utilizar de forma completa aquele hospital, que tem uma estrutura fantástica para atender a rede e assim ajudar a diminuir as filas de saúde”, frisou o secretário.
Reconhecimento
Entre os convidados da noite que marcou a retomada dos espetáculos no Teatro Amazonas, estava parte da equipe que atuou no Hospital de Combate à Covid-19 (Nilton Lins).
A tenente Adeagna Laborda, que atuou como diretora da unidade, lembrou os desafios enfrentados durante o pico da pandemia.
“Foi algo totalmente novo, que ninguém sabia exatamente o que iria enfrentar. Dá um certo temor, deu um certo medo, até porque estávamos no pico da pandemia”, lembra a oficial.
“Mas como militares e, principalmente, da área da saúde, nós, com certeza, não deixaríamos de cumprir uma missão com louvor e com êxito. A nossa principal missão foi de salvar vidas”, ressaltou a tenente.
“Eu me sinto extremamente lisonjeada, honrada pelo Governo do Estado do Amazonas ter lembrado do Corpo de Bombeiros, que atuou junto ao Hospital Nilton Lins, e não esqueceu da gente, que esteve ali na linha de frente, combatendo”, acrescentou.
FOTOS: Bruno Zanardo/Secom