Procon fiscaliza e notifica supermercados por preços abusivos
Procon Amazonas realizou fiscalização em supermercados de Manaus, onde verificou os constantes e abusivos aumentos de preços, principalmente nos alimentos.
O órgão notificou e pediu esclarecimentos à Associação Amazonense de Supermercados (Amase).
Há muito tempo, desde o primeiro pico da epidemia do coronavírus (covid-19), que a população do estado cobrava ações que protegessem os escassos recursos no bolso do amazonense.
O Procon confirma que tem recebido denúncias diárias de consumidores sobre a alta dos preços dos produtos.
Além da associação, o órgão também notificou individualmente os supermercados Assaí, Nova Era, Veneza, DB, Atack, Carrefour, Baratão da Carne, Vitória e Atacadão.
Multas
Conforme a notificação, a Amase e os supermercados terão 48 horas para apresentar resposta.
Se isso não acontecer ou a resposta seja considerada insatisfatória, a associação e os estabelecimentos poderão ser multados, à luz do Código de Defesa do Consumidor.
Nesse sentido, o diretor do Procon, Jalil Fraxe, prometeu dar uma satisfação à população sobre os responsáveis pelo aumento dos preços.
Veja também: Marina Ruy Barbosa lança ideia e Boninho confirma paredão fake
“Já identificamos o acúmulo da inflação de 2020 e a subida de preço de alguns alimentos específicos, como grãos e carne bovina, frango e peixe”.
Portanto, segundo ele, se for o caso, vai procurar a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para coibir essa prática.
Foto: João Pedro Sales/Secom