Presidente do Boi Garantido anuncia parcerias para o Festival Folclórico de Parintins
Na noite de sexta-feira (20/08), o Boi Garantido revelou parcerias em uma transmissão ao vivo em seu canal do Youtube. A live foi mediada pelo jornalista Daniel Castro e com a participação do presidente do Boi Garantido, Antonio Andrade, e também Ivan Reis e Sérgio Monteiro da agência de Marketing Telecoteco.
As parcerias anunciadas envolvem a realização do projeto de recuperação do Rio Pinheiros, em São Paulo, assim como também participação em uma live com a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro.
O presidente do Garantido afirma que a parceria irá inserir o boi em questões ambientais no Brasil e no mundo. “Participar de uma iniciativa para recuperar um rio (Pinheiros em São Paulo) e construir uma Amazônia nas margens dele é muito significativo. O Garantido se sente muito feliz em fazer parte desse projeto”, destacou Andrade.
O Garantido anunciou para o dia 1º de outubro, a Live Velha Guarda, cujo evento irá homenagear à Velha Guarda do Garantido e da Mangueira. De acordo com Andrade, a live será de extrema importância histórica e cultural, tanto para a Mangueira quanto para o Garantido, pois são símbolos da história viva de ambos.
Leia também: Carteira de vacinação será exigida em espaços da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira
A escola foi fundada em 28 de abril de 1928 por sambistas como: Carlos Cachaça, Cartola, Zé Espinguela. Sua quadra está sediada na Rua Visconde de Niterói, no bairro do mesmo nome, no Rio de Janeiro.
A Mangueira foi a primeira escola que criou a ala voltada a compositores, isso incluindo mulheres. Desde a sua fundação mantém uma única marcação, com o surdo de primeira, na sua bateria. Marcelino Claudino, o Maçu, introduziu as figuras do mestre-sala e da porta-bandeira no Carnaval. No símbolo da escola, o surdo representa o samba; os louros, as vitórias; a coroa, o bairro imperial de São Cristóvão; e as estrelas, os títulos.