Prêmio Jabuti de literatura divulga lista com os finalistas de cada categoria
Maior prêmio literário anual do país, o Jabuti divulgou nesta quinta (22) uma lista com os dez finalistas de cada uma de suas 20 categorias.
A lista do Jabuti traz medalhões como Chico Buarque, que lançou o romance “Essa Gente” em 2019, Nélida Piñon, que concorre pelo livro de crônicas “Uma Furtiva Lágrima”, e o compositor Martinho da Vila, que concorre por seu “2018 – Crônicas de um Ano Atípico”.
Ruy Castro e Djamila Ribeiro, ambos colunistas da Folha, também estão entre os finalistas.
Ele, na categoria de biografia, documentário e reportagem por “Metrópole à Beira-Mar”, e ela, entre os livros de ciências humanas, por “Pequeno Manual Antirracista”.
O colunista Reinaldo José Lopes também foi indicado na categoria ciências por “Darwin sem Frescura”, parceria com o biólogo Pirula, categoria que traz também o novo livro de Marcelo Gleiser.
Mais indicados
Também aparecem autores que tiveram destaque na cena literária do último ano, como:
- Itamar Vieira Junior, por “Torto Arado”
- Ailton Krenak, por “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”
- Paulo Scott, por “Marrom e Amarelo”
- Jarid Arraes, por “Redemoinho em Dia Quente”
- Adriana Lisboa concorre em duas categorias, de romance literário e poesia
As categorias de não ficção trazem escritores veteranos como Nei Lopes, Laurentino Gomes, Mário Magalhães, Eugênio Bucci, Jotabê Medeiros e Luiz Maklouf Carvalho —indicado postumamente por sua biografia dos anos de Bolsonaro no Exército— e Lilia Schwarcz, que concorre com dois livros, um deles em coautoria com Heloísa Starling.
Mas também apontam autores que estão despontando nos últimos tempos, como Sidarta Ribeiro, Chico Felitti e Alê Santos.
É bom notar que esta é uma listagem ainda preliminar. Os indicados serão reduzidos pela metade numa lista que será publicada no próximo dia 5, e os vencedores serão conhecidos em 26 de novembro.
O anúncio vem em um ano que sacudiu o Jabuti com polêmicas. O curador do prêmio, Pedro Almeida, renunciou em maio após minimizar as mortes pelo coronavírus, em publicação depois apagada de suas redes sociais. Uma carta com mais de 5.000 assinaturas pediu sua saída do cargo.
A premiação também criou, neste ano, a categoria “romance de entretenimento”, voltada a celebrar, segundo a curadoria, livros nacionais que normalmente não são contemplados por prêmios. Entre os autores indicados na nova categoria, estão Ana Rüsche, Felipe Castilho e Raphael Montes —um dos escritores por trás da série “Bom Dia, Verônica”.
Na categoria de inovação em fomento à leitura, foi indicado o podcast 451 MHz, produzido pela Rádio Novelo com a revista literária Quatro Cinco Um, parceira deste jornal.
A lista completa está no site oficial do evento.
Veja mais: Folha UOL
Foto: divulgação