Polícia: fuga de detento, golpes na Black Friday e crime brutal contra criança indígena
Atualizações de polícia. Semana marcada pela fuga de detento do PS 28 de Agosto, alertas acerca de golpes na Black Friday e por um crime brutal contra criança indígena.
Detento foge do hospital e entra em confronto com a polícia na zona oeste de Manaus
Um detento identificado como Manoel Julio Monteiro Bastos, foi baleado, após trocar tiros com policiais civis da Secretaria de Segurança Publica do Amazonas (SSP-AM), na tarde desta terça-feira, em uma estação de ônibus, na Rua B, bairro Vila Marinho, zona oeste de Manaus. O detento havia fugido do Hospital e Pronto-socorro 28 de agosto, no dia seis de outubro deste ano.
Segundo a polícia, a equipe da SSP-AM recebeu uma denúncia anônima, que relata Manoel, em uma estação de ônibus, aguardando compassas, para cometer roubos. O detento estava com duas armas de fogo.
Ao avistar a polícia, Manoel tentou fugir e trocou tiros com a equipe. Ele foi atingido com disparo na região do tórax, em seguida, deu entrada no Hospital e Pronto-socorro 28 de Agosto, onde passa por cirurgia.
O detento fugiu no dia seis de outubro, do João Lúcio, na zona leste da cidade, ele estava internado, aguardando uma cirurgia para retirada de um um tumor no cérebro. Na ocasião, ele aproveitou o momento do banho, já que estava sem algemas.
As armas de fogo foram aprendidas e apresentadas no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Polícia alerta população sobre golpes na Black Friday
A Black Friday acontece todos os anos, na última semana do mês de novembro, oferecendo promessas de descontos para os consumidores. Mas o consumidor precisa ficar atento para se prevenir de golpes, alerta a Polícia Civil do Amazonas. Checar a veracidade das páginas virtuais e evitar compras por aplicativos de mensagens instantâneas são algumas dicas para não cair na mão de oportunistas.
A delegada Ana Cristina, titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), explica que é muito comum os golpistas se passarem por empresas e atraírem a vítima para uma suposta promoção.
A Polícia Civil orienta que as vítimas desse tipo de crime procurem as delegacias especializadas e registrem o boletim de ocorrência para que as investigações sejam iniciadas, e os criminosos, identificados.
Criança indígena é sequestrada, estuprada e morta por adolescente no interior do AM
Uma criança indígena de seis anos, da etnia Sateré Mawe, foi sequestrada, estuprada e morta por um adolescente de 16 anos, na madrugada de segunda-feira (23), na Comunidade Nova Vida, no Rio Andirá, município de Barreirinha, a 331 quilômetros a leste de Manaus.
De acordo com policiais do 1º Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Barreirinha, o crime aconteceu foi por volta das 4h30, quando o adolescente e um comparsa, ainda não identificado, invadiram a casa da vítima, pegaram a criança e a levaram para uma área de mata.
A guarnição só foi acionada por volta das 12h do mesmo dia. Ao chegarem na comunidade indígena, os policiais encontraram populares imobilizando o suspeito. A equipe do 1º GPM conversou com o adolescente, que assumiu o crime e a levou até o local onde enterrou a vítima.
Após a constatação do crime, os policiais militares encaminharam o adolescente para a 42ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), no município de Barreirinha, para os procedimentos cabíveis. A Polícia Civil procura o comparsa do adolescente.
Veja também: Portal Maloca – Abono do Fundeb será usado para pagar ‘16º salário’ a professores em Manaus
Veja mais: D24AM
Fotos: Reprodução