Philippe Coutinho passa a ser peça fundamental no Barcelona
Não faltavam motivos para imaginar um início de temporada turbulento no Barcelona, ainda na esteira da goleada sofrida por 8 a 2 frente ao Bayern, na Champions League, e o consequente pedido – negado pelo clube – de Lionel Messi para deixar o Camp Nou. Mas dentro dos gramados, nestas duas primeiras rodadas de La Liga, a equipe agora treinada por Ronald Koeman vai dando respostas exatamente como o holandês imaginava: com o brilho de jovens, como Ansu Fati, e a liderança de Messi.
Tanto Ansu quanto Messi voltaram a ser importantes nos 3 a 0, fora de casa, sobre o Celta de Vigo, pela segunda rodada da edição 2020-21 do campeonato espanhol. Mas cabe aqui escrever sobre um jogador que, em campo, parece simbolizar um pouco das expectativas depositadas neste Barcelona antes da atual campanha: Philippe Coutinho, antes descartado pelos catalães, voltou e tem sido um dos grandes destaques nestes primeiros momentos da temporada.
Veja também: Maloca Resenha: Euphoria I
Assim como já havia feito na estreia barcelonista frente ao Villarreal, Coutinho deu o passe para Ansu Fati, sensação de 17 anos que deve ser figura ainda mais presente nesta temporada, fazer o 1 a 0. A jogada chamou a atenção pela insistência do brasileiro em participar das ações, com os catalães pressionando os galegos na entrada da área e a bola indo e voltando até o ex-vascaíno encontrar Fati.
Boa impressão na volta
Philippe Coutinho, por outro lado, vai passando uma excelente segunda primeira impressão. Contratação mais cara do Barcelona em todos os tempos, ele foi emprestado ao Bayern de Munique na última temporada e inclusive fez dois gols e deu assistência nos 8 a 2 sobre o Barça, quando a vitória dos bávaros já estava bem desenhada. Em Munique, Coutinho foi irregular e não convenceu os alemães a fazerem o que o Barça queria que fizessem: o adquirissem em definitivo.
Fonte: Terra
Foto: Barcelona