calendar_today agosto 5, 2020 person Da redação mode_comment 0

Criar um aplicativo para ajudar as instituições de caridade de Manaus.

Essa foi a ideia de Alexandre Nepomuceno, 12 anos, ao criar o aplicativo (APP) “Juntos Somos Mais”.

O App está disponível na loja virtual Play Store somente para a versão Android.

O download é totalmente gratuito e as instituições e entidades filantrópicas que tiverem interesse, podem se cadastrar no aplicativo.

O pequeno inventor é aluno da escola de educação tecnológica Manáos Tech for Kids e contou com a ajuda do professor Eduardo Lira, para desenvolver a ferramenta digital.

A ideia de Alexandre fez parte de uma maratona interna promovida pela escola durante o distanciamento social e foi realizada totalmente de forma remota (via internet) entre os alunos do nível Jedi (12 à 16 anos).

“Eu gosto muito de criar aplicativos e robôs. Daí pensei de que forma poderia ajudar no momento de pandemia”, contou o inventor,

“Tive várias ideias, mas achei essa a mais viável para ajudar as instituições e saber do que elas estavam precisando”, explicou o garoto.

Alexandre Nepomuceno cursa o 7º ano do Ensino Fundamental da escola regular e estuda na Manaós Tech há pouco mais de uma ano.

 

Veja também: 3B anuncia meia-atacante Mayara Vaz para a Série A2 do Brasileirão

 

O pequeno inventor conta que a inspiração para criar o aplicativo foi pensando justamente nas pessoas que tem uma renda mais elevada e que podem ajudar outras mais necessitadas.

 

Competição

A gincana da escola recebeu o nome de “1ª Maratona contra a Convid-19”.

Várias propostas foram apresentadas pelos alunos e, de todas as avaliadas, a de Alexandre foi a que mais teve destaque, segundo destaca Eduardo Lira, professor responsável pela competição.

“O nosso diretor, Glauco Aguiar, sugeriu que fizéssemos uma maratona com os alunos onde eles teriam a possibilidade de usar a criatividade e unir com aquilo que aprenderam em sala de aula para desenvolver uma ideia”, lembra Eduardo.

“Então, fizemos a seleção e a proposta do Alexandre foi a escolhida. Ele sugeriu um aplicativo para ajudar, de uma forma bem simples, as instituições filantrópicas”, revela o professor.

 

APP “Juntos Somos Mais”

O aplicativo funciona de uma forma bem intuitiva e simples.

Na tela de entrada, o usuário visualiza quatro etapas:

1 – Quero ajuda: onde as instituições filantrópicas se cadastram e informam do que estão necessitando

2 – Quero ajudar: explica como as pessoas interessadas podem fazer as doações

3 – Quero colaborar: para quem não pode fazer doação em dinheiro, mas quer colaborar de alguma outra forma

4 – Quem somos: apresenta breve resumo sobre a escola Manaós Tech e também sobre o aluno inventor.

 

Curiosidade e interesse pela leitura

Para a mãe de Alexandre, Tainah Nepomuceno, o interesse pela leitura e a curiosidade por vários assuntos, ajudaram o filho a ter a ideia que o levou à criar a ferramenta.

“Com quatro anos de idade ele se apaixonou por Química e dizia que queria ser químico. Mas, de uns tempos pra cá ele, ele tem pensado também em Medicina. Eu sempre o incentivei com cursos e atividades em grupos específicos ligados às universidade de Manaus, como Clubes da Ciência, entre outros que ele gosta muito de participar. Isso com certeza, despertou muitas ideias nele”, destaca Tainah.

 

Desenvolvendo valores

O CEO e diretor da Manaós Tech for Kids, Glauco Aguiar, enfatiza que na escola os alunos contam com uma metodologia de aprendizado totalmente diferenciada, onde as crianças desenvolvem habilidades como:

raciocínio lógico

noções para resoluções de problemas

facilidade de trabalhar em equipe

além de contar com uso de ferramentas de tecnologia e inovação

“Nós aqui na Manaós Tech trabalhamos com o emprego da metodologia STEAM que é um tipo de ensino integrado, baseado em projetos que têm o objetivo de formar nossos alunos em diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo valores, em conjunto a conteúdos que abordam desde o conhecimento em Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, até o despertar da criatividade, entre outras habilidades”, destaca Glauco Aguiar.

 

Do ponto de vista do preparo desde cedo para a escolhe de profissões, a mãe de Alexandre, salienta que o ensino da escola é diferenciado porque vai além do básico visto em outras escolas.

“Eu adoro a Manaós Tech porque o aprendizado é totalmente diferenciado. As gincanas, por exemplo, estimulam as crianças a terem ideias, ensinando como elas devem se preparar para um projeto científico desde cedo”, declara Tainah Nepomuceno.

Para mais informações sobre a escola, basta entrar em contato por meio dos telefones (92) 98121-0730 e 99103-8067 ou ainda pelas redes sociais @manaostech.

 

Abrigo Nacer

Uma das instituições filantrópicas que estão cadastradas no APP “Juntos Somos Mais” é o Abrigo Nacer que cuida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em Manaus.

O local conta com 21 abrigados e teve suas doações drasticamente reduzidas com a pandemia.

O diretor da instituição, Cleslley Rodrigues disse estar emocionado com a criação do aplicativo.

 

O Nacer precisa de doações de itens como:

fraldas infantis tamanho G e XG

leite em pó tipo Nino

leite Milnutri complete para bebês prematuros

polpa de frutas

gêneros alimentícios

material de limpeza

 

Fotos: Divulgação