Peça “Helena Blavatsky, a voz do silêncio” volta em sessões online
A peça “Helena Blavatsky, a voz do silêncio” volta em cartaz na versão online para curta temporada. As sessões acontecem aos domingos e às terças-feiras.
Vista por quase três mil pessoas, em apenas 8 apresentações, o espetáculo revela um pouco sobre a filósofa Helena Petrovna Blavatsky, interpretada pela atriz Beth Zalcman em monólogo. O texto é da filósofa Lúcia Helena Galvão e a encenaçã0 de Luiz Antônio Rocha.
Sobre Helena Blavatsky
Conhecida por confrontar as correntes ortodoxas da ciência, da filosofia e da religião, Blavatsky foi uma das figuras mais notáveis do final do século 19.
A escritora russa foi uma incansável buscadora de sabedoria antiga e atemporal. O monólogo “Helena Blavatsky, a voz do silêncio”, escrito pela filósofa Lúcia Helena Galvão, professora voluntária e palestrante da organização Nova Acrópole.
A montagem propõe uma dramaturgia inspirada no conceito desenvolvido pelo artista Leonardo Da Vinci em suas obras, conhecido como “sfumato”, ou seja, sem linhas ou fronteiras, o que corrobora a ideia da filósofa:
“A linha que vos separa existe apenas em vossas mentes”.
O ponto de partida para a direção de arte, cenário e figurinos basearam-se em algumas pinturas do artista impressionista Édouard Manet, que traduz com beleza a solidão deste último instante de vida de Helena.
O monólogo arrebatou a crítica especializada, formadores de opinião e teve todas as apresentações esgotadas na primeira temporada, assim como rompeu fronteiras e visto ao redor do mundo.
Saiba Mais
“Helena Blavatsky, a voz do silêncio” volta em cartaz na versão online aos domingos, sempre às 19:30h, e às terças, às 20h30.
A venda de ingressos é pela plataforma Sympla e a transmissão do espetáculo pela plataforma Zoom.
Parte da Bilheteria (20%) será destinada ao programa “Criança para o Bem”.
Sinopse
A luz da vela ilumina o cenário e revela um lugar simples no frio de Londres no final do século 19.
É um recorte do quarto de Helena Blavatsky, que se encontra sozinha, no seu último dia de vida.
Ela revisita suas memórias, seu conhecimento, sua missão de vida e as consequências de suas escolhas.
Relembra sua forte ligação com a Índia e seu encontro, em Londres, com Gandhi.
“Helena Blavatsky, a voz do silêncio”, é um mergulho no universo que existe dentro de nós.
Leia também: Conheça ‘Poetisa.te’, projeto que acolhe poesia e incentiva artistas locais