calendar_today novembro 7, 2024 person Portal Maloca mode_comment 0

Na última terça-feira (5/11), durante o jogo entre Bahia e São Paulo pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o setor Sudoeste da Arena Fonte Nova, em Salvador, ficou vazio.

A iniciativa fez parte da campanha “Cadeiras Vazias”, do Movimento de Ocupação pela Paz no Futebol, que busca promover a paz nos estádios.

As 384 cadeiras desocupadas, cada uma com uma camisa de diferentes times, simbolizaram as vítimas fatais da violência no futebol entre 1988 e 2023. Além disso, uma bandeira branca com a frase “A paz vai ocupar” foi estendida nas arquibancadas.

O ministro do Esporte, André Fufuca, destacou a importância da campanha no combate à violência nos estádios, afirmando que o objetivo é transformar o futebol em um espaço de união e segurança para todas as faixas etárias, onde o amor pelo esporte supere qualquer rivalidade. Fufuca ainda ressaltou que a luta contra a violência nos estádios é uma prioridade do Ministério do Esporte e do governo do presidente Lula.

O evento contou com a participação de familiares de torcedores que perderam suas vidas devido à violência nos estádios. Ettore Marchiano, pai da palmeirense Gabriela Aneli, vítima de um ataque em julho de 2023, expressou a esperança de que a campanha ajude a erradicar essa violência, lembrando que o futebol deve ser uma celebração e que todos devem retornar para casa em segurança.

A partir do dia 7 de novembro, a campanha ganhará força nas redes sociais com conteúdos compartilhados por atletas, ex-jogadores, clubes, torcidas organizadas e influenciadores, reforçando o apelo pela paz no esporte.

 

Foto: reprodução