calendar_today junho 23, 2024 person Portal Maloca mode_comment 0

A amazonense Maria de Fátima, paratleta do halterofilismo, fez história ao garantir a primeira vaga do estado para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A classificação veio através do ranking internacional após a sua destacada performance na Tbilisi 2024 Para Powerlifting World Cup, onde levantou 127 kg, assegurando a quinta posição na categoria até 67 kg.

A paratleta, que conta com o apoio do Governo do Amazonas por meio dos programas Bolsa Esporte Estadual e Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, expressou sua felicidade e emoção ao alcançar essa conquista.

“A emoção que eu estou sentindo, não consigo nem explicar, estou muito feliz com mais uma conquista, com a vaga e também pela minha posição no ranking, que foi sensacional. A minha sensação é de dever cumprido, saber que eu posso sim brigar por uma medalha paralímpica”, exaltou Maria.

O secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, celebrou a conquista e destacou o comprometimento do governo com o esporte.

 

Veja também: Cinema movido à energia solar é exibido no Mirante Lúcia Almeida

 

“É com muita satisfação que recebemos a ótima notícia da classificação da Maria de Fátima para as Paralimpíadas de Paris. O Governo do Estado tem dado todo o apoio e estamos com expectativa de colocar quatro amazonenses em Paris. Assim, o estado cumpre a sua missão de colocar os atletas na base, no alto rendimento e no alto rendimento olímpico”, afirmou.

Maria de Fátima, natural de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), agora se prepara para representar o Brasil e o Amazonas nos Jogos Paralímpicos, que começam em 28 de agosto de 2024.

Sua trajetória e dedicação não só inspiram outros atletas, mas também ressaltam a importância do suporte governamental no desenvolvimento do esporte de alto rendimento.

 

Fotos: Julcemar Alves/Sedel e divulgação