Organização da rede e convênios zeram a fila da hemodiálise
O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, afirmou neste domingo (25) que o Governo zerou a fila para hemodiálise.
O estado também organizou a oferta desses serviços na rede estadual de saúde.
No início de setembro, o governador Wilson Lima assinou um convênio com o Hospital Beneficente Português para a contratação de 180 novas vagas de hemodiálise destinadas à rede pública.
Com isso, não há mais necessidade de os pacientes renais crônicos usarem os serviços de nefrologia dos prontos-socorros, como acontecia em outros tempos.
Esses pacientes precisam de terapia renal substitutiva três vezes por semana.
Serviços na rede
O secretário explicou, ainda, como esse serviço está sendo oferecido nos prontos-socorros da rede, em Manaus.
“Na hemodiálise, estamos trabalhando (nos prontos-socorros) somente com as urgências e emergências. Os pacientes crônicos que, porventura, venham a procurar são referenciados para hospitais e clínicas credenciadas que podem atender, inclusive evitando riscos numa unidade de urgência, que a gente sabe que é porta aberta para a população”, disse o secretário.
Neste domingo, no HPS 28 de Agosto, 31 pacientes usavam o serviço de nefrologia implantado na unidade para as urgências.
A maioria estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por outros problemas que comprometeram o sistema renal.
A quantidade é muito inferior à alegada pelo Sindicato do Médicos do Amazonas (Simeam), em visita à unidade neste final de semana.
Os sindicalistas disseram haver 300 pacientes nessa condição no HPS.
“Nós ampliamos a oferta na rede conveniada, notadamente ali na Beneficente Portuguesa. Hoje, na rede, nós eliminamos a ‘fila da morte’ nos prontos-socorros, e os pacientes já têm a possibilidade de programar o seu tratamento na hemodiálise”, ressaltou Marcellus Campêlo.
Além do Hospital Beneficente, completam a rede de assistência em Nefrologia da SES-AM:
- Clínica Pronefro
- Centro de Doenças Renais do Amazonas (CDR)
- Clínica Renal de Manaus
- Hospital Getúlio Vargas
- Hospital Santa Júlia
- Clínica CEHMO, que atua no Centro de Hemodiálise do Hospital Adriano Jorge.
O encaminhamento é feito pela Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura), a partir de solicitação médica.
Fotos: Diego Peres/Secom e Rodrigo Santos/SES-AM