calendar_today novembro 22, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

 

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse que a Polícia Federal e a Marinha vão intensificar a fiscalização nos rios da Amazônia para combater o desmatamento ilegal na região. Assim, Mourão se reuniu com o superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, e o diretor-geral da corporação, Rolando Alexandre, na manhã desta sexta-feira (20/11).

“Essa madeira escoa pelos rios da Amazônia, então eles [a PF] vão aumentar a fiscalização nos rios com o apoio da Marinha, nesse aspecto, e nós vamos ter uma efetividade maior nessas ilegalidades, principalmente vamos reduzir essa questão do desmatamento, que hoje está centrada na exploração de madeira ilegal”, disse.

 

 

Esquema dos criminosos ambientais 

 

Ademais, Mourão detalhou o esquema usado por criminosos ambientais que atuam na floresta tropical para “esquentar” a madeira e dar ao produto uma aparência de legalidade. “A madeira é esquentada da seguinte forma;  a nossa legislação de 2009 diz que o camarada que ocupou a terra até aquele momento pode pedir uma autorização de exploração da terra. Ele diz que ocupou aquela terra. Então, preenche um documento lá, entrega e ninguém verifica”, criticou.

 

Casos curiosos

 

Por fim, o vice-presidente, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal, citou como exemplo um homem que disse ter ocupado determinada terra em 2004; mas era nascido em 1996, ou seja, era menor de idade à época em que afirmou ter ocupado o terreno, não tendo, portanto, direito a pleitear a terra.

“Bastava você conferir isso daí para saber que o negócio estava ilegal. A partir daí, o camarada pega a terra do lado e diz que é do irmão dele; a outra é da mãe e assim ele vai prolongando e cria um latifúndio. E só faz cortar madeira ali, com autorização fraudulenta. Então, é isso que a polícia está batendo em cima e nós vamos conseguir bloquear essa atividade”, pontuou.

 

 

 

Veja também: Portal Maloca – Campanha alerta sobre os cuidados para evitar o coronavírus

 

Veja mais: Metrópoles 

 

Fotos: Bruno Batista/VPR