calendar_today janeiro 13, 2021 person Portal Maloca mode_comment 0

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta quarta-feira (13) que Manaus será a primeira cidade do país a receber as vacinas contra o coronavírus (covid-19).

“Vamos vacinar em janeiro. Manaus será a primeira a ser vacinada. Ninguém receberá antes de Manaus”, disse Pazuello.

Apesar dessa informação, Pazuello informou que a vacina será distribuída simultaneamente a todos os estados.

Conforme o ministro, quatro dias, aproximadamente, após a aprovação de vacina pela Anvisa, a distribuição aos estados será feita.

 

Veja também: Segunda onda do coronavírus exige isolamento “pesado”, diz especialista

 

De acordo com o que informou, 6 milhões de doses da coronavac, a vacina chinesa produzida em parceria com o instituto Butantan, do Brasil, já estão com o ministério.

Nesta semana deverão ser recebidas mais 2 milhões de doses dessa vacina, vindas da Índia.

Como a Anvisa deve dar no dia 17 o aval para o uso da coronavac, Pazuello estima que quatro dias depois a vacina já estará chegando aos estados e municípios.

 

O objetivo do Ministério da Saúde é iniciar a vacinação contra a covid-19 no Brasil entre 20 de janeiro e o início de março – no melhor dos cenários, a imunização começa ainda neste mês.

Até lá, cidadãos brasileiros podem, além de manter os cuidados sanitários durante a pandemia, garantir que seus documentos estejam em dia para evitar qualquer surpresa desagradável no dia da vacinação.

A rigor, nenhum brasileiro deixará de receber a vacina, mesmo que não apresente qualquer documento quando for receber a dose, segundo o plano de vacinação apresentado pelo Ministério da Saúde.

No entanto, para que a pasta possa controlar a aplicação das doses em todos os brasileiros e brasileiras, é necessário apresentar ou o número do CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como Cartão SUS.

 

Veja mais: BNC AMAZONAS

 

Foto: Divulgação