calendar_today outubro 24, 2020 person Rebeca Beatriz mode_comment 0

No coração da Amazônia, às margens do Rio Negro, uma cidade de símbolos, pluralidade e expressões. Manaus, de vários contrastes, de vários rostos e várias riquezas. Um roteiro que se escreve há exatos 351 anos, em um cenário que hoje é palco e poesia dos mais diversos enredos.

Manaus, a cidade que une povos. Terra da miscigenação. Conhecida pelos ingredientes que só ela possui: como o jeitinho amazonense de ser, a cultura, a arte, a música e a diversidade. Manaus, uma capital de histórias e encantos.

Um pouco de história:

De onde vem tanta grandeza? Seria herança dos portugueses, espanhóis ou ingleses do tempo em que Manaus ainda era São José do Rio Negro ou mesmo Manaós? Do mesmo modo, teria vindo dos povos indígenas e da população advinda do Nordeste do País? Seria típica dessa terra cabocla, colonizada e posteriormente, transformada nessa multipluralidade singular estampada em cada cena?

Manaus surge em meio a diversas outras culturas. Foto: Rebeca Beatriz

O historiador Otoni Mesquita esclarece que o processo de formação da cidade e da população manauara, como um todo é a soma de diferentes povos e costumes, resultando na Manaus dos tempos atuais, de múltiplas feições.

“Com todas essas misturas e essas tendências nós não temos uma cara só para Manaus ou manauara. São muitas faces. Muitas Manaus. Manaus é diversidade: de economia, de cultura. Diferentes níveis, diferentes tons, misturas, concepções de vida, ideologias. Como toda cidade contemporânea ela é muito mesclada”.

Manaus e a Arte

Mas a combinação de cultura e identidade manauara construída a partir de tantas outras culturas e tantas outras identidades não pode ocultar a essência individual que existe entre Manaus e cada um dos seus mais de dois milhões de habitantes.

Para o representante da cena artística manauara Vítor Rocha, as pessoas precisam, como resultado, estabelecer laços culturais mais independentes, próprios da terra. Nesse sentido, segundo ele, é necessário, igualmente, fazer com que essas expressões artísticas cheguem até as comunidades.

“O que falta é nós abrirmos os olhos e se desconectar um pouco dessa bagagem cultural que vem do polo e se reconectar conosco. Colocar o pé no chão, criar raízes e entender nossa cultura. A gente precisa levar a arte para as pessoas. A gente precisa quebrar o muro das academias, as barreiras do teatro para chegar às pessoas”.          

E por falar em quebrar barreiras, a arte e a cultura manauara já fazem isso. Um exemplo é o Festival de Ópera, que acontece anualmente no Teatro Amazonas. É neste cenário que a maestrina Elena Koynova expressa suas emoções por meio da música. A artista deixou sua vida na Bulgária para se dedicar à paixão por violino na metrópole manauara.

“Sou Filha de músicos e sabia desde muito cedo como funciona. Mas o que eu posso dizer sobre o festival daqui é que só o fato de esse festival sobreviver tanto tempo, já fala por si. É algo muito importante para Manaus, para o Brasil e para o mundo”.

Manaus 351 anos: Manaus é uma terra de muitas histórias
Manaus 351 anos: Manaus é uma terra de muitas histórias. Foto: Divulgação

Ao mesmo tempo, a combinação entre música, ópera e representações teatrais que acontecem no palco do Teatro são motivo de orgulho para quem vivencia tudo isso de perto há mais de quarenta anos, como seu Raimundo Nonato, um dos anciãos do Teatro Amazonas.

“O nosso teatro tem uma cultura tão grande que eu fico satisfeito quando tem turista aqui que fala que eles vêm do aeroporto pra cá, e que depois vão daqui pro hotel. Porque eles dão muito valor pra gente”.

Manaus: centro da economia
Manaus tem papel fundamental na economia de todo o país, e até do mundo.
Manaus tem papel fundamental na economia de todo o país, e até do mundo. Foto: Rebeca Beatriz

Assim como a cultura, a arte e a receptividade manauara são algumas das características que já conquistaram mais de 60 mil imigrantes. Com esses dados, o Amazonas é o terceiro maior estado com o maior crescimento populacional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Há quinze anos em Manaus, o americano e analista de comércio exterior Nathan Petterson conta porque é apaixonado pela cidade.

 “Ao longo dos meus quinze anos, fui construindo meu lar e minha casa aqui. Sempre quando vou visitar meus pais e meus amigos eu me refiro a Manaus como minha casa. E eles também, quando me apresentam a outras pessoas é “Ah, meu filho, ele é do Brasil, como se fosse aqui a minha casa”.

Manaus: Terra de oportunidades

Manaus, terra de belezas naturais. Do balanço do banzeiro. Da mistura de muitas histórias, aromas, sabores. Terra da diversidade. Terra de oportunidades. De semear novos horizontes.

Foi exatamente em busca de ampliar os horizontes que há sete anos, o profissional de Ciências da Computação, Adiel Bezerra, atualmente com 23 anos veio para Manaus.

Manaus é uma terra de oportunidades.
Manaus é uma terra de oportunidades. Foto: Rebeca Beatriz

O jovem saiu de Tapauá, município distante 760 quilômetros da capital à procura de novas oportunidades. Estudou em Universidade Federal, e atualmente vive do próprio sustento na terra que escolheu para construir, passo a passo, o futuro.

“Lá nós temos menos oportunidade de emprego em áreas diferentes. Aqui em Manaus, eu tive a oportunidade de trabalhar na área que eu sonhava, que era ser programador. Trabalhar com computação. Tem sido uma terra de muitas oportunidades. Não só pra mim, como pra muitos amigos que também vieram morar aqui em Manaus”.

Com o oitavo maior produto interno bruto do País, somando mais de 70 bilhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o fio condutor da economia da metrópole manauense é a Zona Franca de Manaus.

Turismo de Manaus

Além da indústria, setores como o comércio, a construção civil, bem como o turismo diversificam a matriz econômica local, ampliando as oportunidades para quem vive na capital amazonense.

Mas nem sempre esses oportunidades são exploradas como deveriam. Segundo o economista Osíris Silva, a economia local ainda precisa, avançar em alguns aspectos.

 

Turismo manauara é destaque.
Turismo manauara é destaque e movimenta economia. Foto: Rebeca Beatriz

 

“Todo lugar é um lugar de oportunidade. Não existe discriminação. A história não discrimina nenhum povo, nenhuma sociedade, nenhuma economia. O que nós precisamos é de políticas públicas adequadas e que sejam capazes de promover esse complexo. Nós somos terra de oportunidade. Há um leque de oportunidades importantíssimas que podem e precisam ser exploradas por aqui”.

Presente para Manaus

Apesar das dificuldades que a economia manauara apresenta, a cidade continua, entretanto, presenteando seus habitantes, nativos e imigrados, com experiências positivas. Mais que um lar, Manaus é uma terra de possibilidades vistas a partir de diferentes perspectivas  que garantem a esperança em uma vida promissora para cada morador.

Em síntese, história, cultura, oportunidade e felicidade. Tudo se encontra nessa cidade cabocla, A terrinha baré segue acolhendo todos aqueles que sabem apreciar suas qualidades em seus mais variados detalhes.