calendar_today setembro 22, 2020 person Rebeca Beatriz mode_comment 0

 

Contar a história de Manaus, uma cidade com muitos contrastes e muitas riquezas, por vezes esquecidas. Foi exatamente com a proposta de fazer um resgate dessas memórias, que nasceu o projeto ‘Manaus de Antigamente’, idealizado pela professora de História Gisella Vieira Braga.

 

Em 2012, o ‘Manaus de Antigamente’ era apenas uma página nostálgica, que trazia fotos históricas e saudosas de uma cidade de décadas atrás. A ideia era fazer um comparativo entre a Manaus de antes, e a Manaus atual. 

Leia também: Fusca Clube de Manaus realiza exposição de carros antigos

O sucesso foi tanto, que já não cabia mais na tela do computador e do celular. A professora resolveu criar passeios com pequenos grupos de pessoas interessadas em conhecer essas duas Manaus, a de ontem e a de hoje.

De lá pra cá, já foram inúmeros passeios-aulas em pontos turísticos sobre a história da cidade. Manaus, uma terra de histórias, contrastes e de muitos povos.

Essa Manaus que hoje conhecemos, guarda um passado de tempos áureos. A Manaus contada pelos olhos de Gisella, que conta com saudosimo sobre o passado da cidade cabocla.

 

“A Manaus antiga era uma cidade menor e havia mais recursos naturais de lazer. Manaus hoje por ser um grande centro urbano oferece mais desenvolvimento e democratização do acesso à educação. Mas infelizmente não conseguimos conciliar os dois pontos positivos. Perdemos uma cidade bucólica em detrimento o desenvolvimento urbano”, comentou.

Como participar

O projeto acontece semanalmente, sempre no sábado ou no domingo. A historiadora faz um passeio-aula, passando por diversos pontos da capital, e resgatando a história.

Para mais detalhes sobre horários e pontos de encontro, há um grupo no Whatsapp, com todas as informações, clique aqui para participar.

Próximo passeio acontecerá no domingo (27), às 15h30. Ponto de encontro: Jardins do Teatro Amazonas. Valor do passeio: R$ 10. Crianças até 10 anos não pagam.

Veja algumas fotos
Manaus de Antigamente conta história da cidade.
Igreja de São José Operário – 1969. Localizado na Praça 14, rua Visconde de Porto Alegre, esquina com a rua Ramos Ferreira. Foto: Jankiel

 

Projeto Manaus de Antigamente conta história da cidade
Cotidiano na feira da Praia do Mercado Adolpho Lisboa, formada durante a vazante do Rio Negro. Foto de 1960. A feira dessa região era mais antiga que o Mercado, sendo realizada desde 1855.

 

Manaus de antigamente conta história da cidade
Registro da frente do Teatro Amazonas (1977). Enviado por: Regina Queiroz

 

Manaus de Antigamente conta história da cidade
Registro antigo de Manaus em 1971. Ao lado esquerdo somente a placa do empreendimento Go go. Do lado direito o antigo Banco América do Sul. As ruas cercadas de carros da época.