LUTO: Artistas lamentam a partida precoce da ex-sinhazinha Djidja Cardoso
O rufar dos tambores silenciou na Baixa do São José, com a partida precoce e inesperada da ex-sinhazinha do boi-bumbá Garantido, Djidja Cardoso. Ela morreu na manhã desta terça-feira (28), aos 32 anos de idade, sob circunstâncias não divulgadas.
Djidja era natural de Parintins e defendeu o item 7 do Festival Folclórico de 2016 a 2020. A leveza nos passos da sinhazinha da fazenda encantou a nação do boi vermelho e branco. Artistas dos bois Garantido e Caprichoso usaram as redes sociais para lamentar a perda. O levantador de Toadas do Garantido, Sebastião Junior, publicou um story.
“Descanse em paz, minha amiga. Que Deus te receba de braços abertos”.
O compositor do Garantido, Gaspar Medeiros, manifestou seu pesar por meio de um vídeo. Gaspar foi amo do boi na mesma época em que Djdja era sinhazinha, e os dois performaram juntos no Festival de Parintins.
“Boas lembranças ficarão eternizadas em nossos corações”, diz a legenda do vídeo postado pelo poeta.
A atual sinhazinha do boi vermelho e branco, Valentina Coimbra, sucessora de Djidja na Arena, também manifestou solidariedade e tristeza.
“Que Deus te receba minha eterna sinhazinha! Obrigada por sempre ser uma grande apoiadora e um ser humano maravilhoso”, desabafa Coimbra.
Rivalidade deixada de lado
A nação azul e branco também manifestou pesar pela partida da ex-sinhazinha e mostrou solidariedade neste momento de dor. O levantador de toadas Edmundo Oran publicou uma nota de pesar em sua rede social.
“Seu espírito e sua arte continuarão a brilhar em nossos corações e na memória de quem te amava”, diz um trecho da publicação.
A sinhazinha do boi Caprichoso, Valentina Cid enfatizou que as duas eram rivais somente na arena, mas fora dela, eram muito amigas. Cid fez uma sequência de stories para lamentar a partida de Djdja.
“Tão nova e tão cheia de vida. Vá em paz, eterna sinhá”, diz uma das postagens.
Reportagem: Rebeca Beatriz