Lutador amazonense disputa competição mundial de jiu-jitsu BJJ STARS neste sábado (26)
O lutador amazonense Rudson Mateus vai disputar o BJJ STARS, evento mundial de jiu-jitsu, neste sábado (26). O evento tem como proposta reunir grandes nomes do jiu-jitsu, aumentando a popularidade do esporte no Brasil e no mundo.
A organização BJJ STARS segue uma história tradicional do jiu jistu competitivo, trazendo os maiores lutadores da historia, desde os atuais campeões Mundiais, aos atletas “lendas” do jiu jitsu Old School. Rudson disse que se sente preparado e confiante, apesar de saber que o adversário é ‘casca grossa’.
“Voltar para o Amazonas no domingo com a vitória em mãos, não vai ser fácil, mas eu acredito no meu potencial, pois não saí da minha cidade do meu estado para perder, eu vim para ganhar e essa é minha expectativa para o evento, fazer uma boa luta e sair vitorioso para depois aproveitar com a família, minha esposa e amigos e poder aumentar mais o meu arsenal de troféus e medalhas, estou me sentindo confiante e com fé em Deus que eu sei que vou sair com o resultado positivo”. Disse Rudson Mateus.
A luta vai ser transmitida no site oficial da BJJ Stars.
Perfil
Lançado em 2019, o BJJ STARS foi Idealizado com o objetivo de ser o maior evento de jiu-jitsu do mundo. O atleta enfrentará Dimitrius Souza no confronto de finalizadores.
Rudson Mateus é um lutador Amazonense, nasceu em Manacapuru, município distante 103 quilômetros de Manaus. Aos 9 anos, Rudson foi apresentado ao jiu-jitsu pelo faixa preta Nilton Ricardo, mais conhecido como Niltinho foi o primeiro instrutor de Mateus – o professor tinha um trabalho social( AMDASC), para crianças e jovem no município, que instigou o jovem Rudson a se interessar pelo jiu-jitsu e a buscar fazer carreira no meio esportivo dessa arte marcial.
Niltinho levou Mateus ao longo de todas as faixas juvenis e até a azul, na época teve apoio da secretaria de esportes do estado Sejel- Alessandra Campelo que apoiou com passagens para disputar competições em outros estados e países.
Leia também: Amazonense ex-morador de rua é destaque no UFC em Las Vegas
Ele decidiu se tornar competidor profissional de jiu-jitsu e decidiu deixar sua cidade natal para começar a viajar pelo Brasil em busca do melhor treinamento que pudesse encontrar. Sua busca o levou à academia Game-Fight de Vinicius Amaral, que transformou Rudson em um dos faixas-roxas mais duros do mundo.
Enquanto competia no Aberto da Europa 2015 da Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF) em Portugal, Rudson conheceu e fez amizade com o renomado treinador e competidor Caio Terra . O vínculo entre os dois continuou a crescer com o passar do tempo, com Rudson aproveitando para viajar para a Califórnia em várias ocasiões para treinar na sede da Terra. Logo a relação se desenvolveu em parâmetros mais definidos, com Mateus ingressando na Associação Caio Terra (CTA).
Durante 2015 Rudson Mateus decidiu se mudar para San Jose – Califórnia, onde se preparou para os grandes torneios. Foi também nesse ano que Rudson conquistou a faixa-marrom de Caio. Em 2017, após uma tremenda campanha na faixa-marrom, onde conquistou algumas das principais competições do circuito internacional, Rudson foi premiado com a faixa-preta.
Cerimônia que aconteceu no dia 25 de julho, comandada novamente por Caio Terra. Hoje reside a 6 anos no USA, é um dos melhores faixa preta do planeta.
Principais conquistas:
1º Lugar IBJJF European Open (2019)
1º Lugar Brasileiro CBJJ (2018/2019)
1º lugar UAEJJF Abu Dhabi Pro (2019)
1º lugar UAEJJF Grand Slam, TYO (2018)
1º lugar UAEJJF Grand Slam, MSK (2019)
2º Lugar Brasileiro da CBJJ (2019 *)
2º lugar UAEJJF Grand Slam, ABDB (2019)
2º lugar no Mundial da IBJJF (2018)
2º Lugar IBJJF Pans Championship (2018)
3º lugar UAEJJF King of Mats HW (2019)
Principais realizações (faixas coloridas):
1º Lugar Campeonato Mundial da IBJJF (2017 ** marrom, 2015 roxo, 2013 * azul)
1º Lugar IBJJF Pans Championship (2017 ** marrom, 2015 roxo)
1º Lugar CBJJ Brasileiro (roxo 2014)
1º Lugar CBJJ Brasileiro Sem Kimono (marrom 2015)
1º lugar no Europeu IBJJF (2015 ** roxo)
1º Lugar IBJJF São Paulo BJJ Pro (2016 **)
1º Lugar IBJJF Manaus Open (2016 ** marrom)
1º Lugar IBJJF Rio Winter Open (2016 ** marrom)
1º Lugar IBJJF Curitiba Winter Open (2016 ** marrom)
2º lugar UAEJJF Abu Dhabi Pro (2016 *)
3º Lugar Mundial da IBJJF (2015 * roxo, 2013 azul)
3º Lugar IBJJF Pans Championship (roxo 2014)
3º lugar UAEJJF Abu Dhabi Pro (marrom 2016)
* Absoluto ** Peso e absoluto