calendar_today outubro 10, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

A Literatura de cordel ‘Festa da Bicharada’ ganhou tributo ao mês das crianças transmitida pela Rádio Câmara. A história será contada de forma lúdica pela jornalista Valdete Araújo, no período de 12 a 16 deste mês, às 13h, na frequência 105.5 FM. A literatura de cordel ganhou espaço na programação da emissora legislativa para comemorar o “Dia da Criança”. A atração terá 11 minutos, e poderá ser acompanhada também pela internet, por meio do link da rádio.

A ideia surgiu de uma simples brincadeira e ganhou vida, após receber ingredientes interessantes, como a inclusão de efeitos sonoros para animais com onça, macaco, leão, arara e até um porco embriagado, que é o grande vilão da fábula.

Esse conto, repassado de pai para filho, há mais de 50 anos, tem como autor, o escritor e compositor paulista Arlindo Pinto de Souza.

 

Inspiração

 

Para Valdete Araújo, 48, tudo começou nos anos 1970, durante a infância, no festivo município de Óbidos (região Oeste do Pará). As palavras proferidas com autoridade pela avó, dona Ercília, não se apagaram com o tempo e hoje ganham as ondas do rádio em Manaus.

A ‘Festa da Bicharada’ é uma história hilária organizada pelo chefe do mato, o senhor coelho. O conto destaca entre os personagens, o porco, que tenta, de todas as maneiras, acabar com o “alvoroço” provocado pelos animais.

 

Hábito

 

De acordo com o psicólogo Alexandre Romano, 45, que trabalha com crianças há mais de 25 anos, a literatura infantil é de suma importância para o desenvolvimento humano, principalmente quando ela é trabalhada nos primeiros anos de vida de uma pessoa, por meio do hábito da leitura, que precisa ser interpretativa, lúdica e passar algo positivo para a criança.

 

Benefícios

 

Na análise da pedagoga Ana Paula Oliveira, 36, todo trabalho que envolve gêneros literários vem ao encontro do desenvolvimento humano, tanto de crianças quanto de adultos. E as histórias em cordel, em especial, trazem elementos lúdicos que contribuem para a expansão da criação e imaginação.

“No cotidiano da vida das crianças e dos adultos, desenvolver criação e imaginação traz benefícios como a melhoria da comunicação e a busca de soluções para os problemas do dia a dia”, explica Ana Paula, que é especialista em Educação Infantil e mestre em Educação, com 13 anos de atuação na área.

 

Veja também: Fim de semana com programação cultural na Vila Vagalume 80

 

Foto: Diego Mesquita

Arte: Elson França