calendar_today outubro 24, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

Khabib Nurmagomedov viveu o momento mais difícil de sua vida antes da luta deste sábado. Seu pai, Abdulmanap, morreu há poucos meses, vítima de Covid-19. Neste sábado, na luta principal do UFC 254, seu primeiro confronto após a partida de seu herói, ele finalizou Justin Gaethje a 1m34s do segundo round, manteve o cinturão do peso-leve (até 70kg) e anunciou sua aposentadoria do MMA. Para ele, não faz mais sentido voltar ao octógono sem a presença do pai. Logo após a finalização sobre o americano, o campeão foi ao chão emocionado.

 

– Obrigado aos caras que estão comigo. Esta é a minha última luta. Não tem como voltar aqui sem o meu pai. Quando o UFC me chamou para lutar com Justin, eu conversei com a minha mãe por três dias. Eu prometi que será minha última luta. Se eu dou minha palavra, eu tenho que cumprir – afirmou Nurmagomedov, que encerra a carreira com um cartel perfeito de 29 vitórias em 29 lutas.

A luta

 

Gaethje conseguiu manter a luta no centro do octógono no início da luta com muitas fintas e guarda baixa. Ele desferiu o primeiro ataque com chute baixo, seguido de cruzados. Com cerca de dois minutos de luta, Khabib passou a buscar as pernas do desafiante, que evitou as primeiras tentativas de quedas.

O russo surpreendeu com uma joelhada na cabeça e aumentou o volume de golpes para forçar o americano a andar para trás. Gaethje recebeu muitos golpes no rosto, mas conectou jab e direto duros no rosto do campeão. Faltando 40 segundos para o fim do round, Nurmagomedov conseguiu colocar para baixo. Com muita técnica, ele foi para a montada e quase encaixou uma chave de braço, mas o cronômetro zerou.

Gaethje voltou para o segundo round com um bom chute baixo. Ao tentar de novo o golpe, viu Khabib marcar o tempo e aplicar a queda logo no início do assalto. No chão, voltou a mostrar a sua maior qualidade técnica no quesito, encaixou o triângulo e ajustou a posição até o americano dar os três tapinhas e encerrar a luta. Para o orgulho de Abdulmanap Nurmagomedov.

(Foto: Pôster Oficial- UFC)

Com atuação de alto nível, Whittaker bate Cannonier

 

Robert Whittaker provou que merece a revanche pelo título do peso-médio (até 84kg) contra Israel Adesanya. No co-evento principal do UFC 254, o australiano deu uma clínica de jabs em Jared Cannonier, chegou perto de nocautear no terceiro assalto e venceu por decisão unânime (triplo 29-28) o número 2 da categoria.

 

Foto: Getty Images

 

Cannonier foi o primeiro a causar perigo ao desequilibrar o rival com um chute baixo. Este tipo de golpe incomodou o australiano nos primeiros minutos, mas, aos poucos, Whittaker foi encontrando a distância e passou a conectar bons socos, mas sofreu com os chutes na perna direita durante o equilibrado round inicial. Na volta para o segundo assalto, o ex-campeão passou a explorar mais os jabs e, mesmo com os chutes baixos do americano, conseguiu ter mais vantagem.

Rápido na movimentação e no boxe, Whittaker tentava ditar o ritmo enquanto o adversário seguia a estratégia de aplicar chutes baixos para pontuar. Com pouco mais de um minuto para acabar o segundo round, o australiano conseguiu uma queda, tentou ir para as costas, mas perdeu a posição e controlou bem a reta final com seus jabs.

Logo no começo do último round, Whittaker acertou uma combinação de jab, direto e chute alto e levou Cannonier ao solo. Por cima, o australiano foi para a montada, pegou as costas, colocou os ganchos, mas deu espaço para o americano ficar de pé. A luta parecia controlada por Whittaker, mas um direto de direita de Cannonier nos segundos finais balançou o rival, que conseguiu administrar até o cronômetro zerar.

Outros destaques do card principal

 

Foto: Getty Images

 

O card principal do UFC 254 também teve outros bons momentos. Logo na abertura, Magomed Ankalaev repetiu o resultado do primeiro encontro com Ion Cutelaba e nocauteou no primeiro assalto. Na sequência, foi a vez de Lauren Murphy finalizar Liliya Shakirova no segundo round com um mata-leão. Já no duelo de estreantes, Phil Hawes nocauteou Jacob Malkoun, companheiro de equipe de Robert Whittaker, em 18 segundos. Foi a segunda vitória mais rápida de um estreante na história do Ultimate. A primeira é de Mark Weir, em 10 segundos, no UFC 38. Pelos pesos-pesados, Alexander Volkov dominou Walt Harris e conseguiu o nocaute técnico no segundo round após acertar um chute no corpo.

 

UFC 254

 

24 de outubro de 2020, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi

CARD DO EVENTO:

 

Khabib Nurmagomedov venceu Justin Gaethje por finalização com 1m34s do R2
Robert Whittaker venceu Jared Cannonier por decisão unânime (triplo 29-28)
Alexander Volkov venceu Walt Harris por nocaute técnico com 1m15s do R2
Phil Hawes venceu Jacob Malkoun por nocaute aos 18s do R1
Lauren Murphy venceu Liliya Shakirova por finalização aos 3m31s do R2
Magomed Ankalaev venceu Ion Cutelaba por nocaute técnico aos 4m19s do R1

Veja também: Portal Maloca – Caso Robinho: vítima fazia aniversário no dia do estupro

Fonte: Combate