Karine Aguiar leva o Amazonas para o ‘Earth Day’, na Itália
A amazonense Karine Aguiar estreia na programação italiana do ‘Earth Day: One People, One Planet” na próxima quinta-feira (22). O evento é transmitido direto da Itália, e faz parte de uma celebração mundial em comemoração ao Dia da Terra, data criada para sensibilização sobre a importância de uma nova consciência orientada por valores ambientais e ecológicos.
Karine vai estrear com seu mais recente single “Pérola Azulada”, composição de Zé Miguel e Joãozinho Gomes, com arranjo para orquestra e small jazz ensemble do maestro italiano Antonio Giacometti.
Para assistir a participação de Karine no evento é só acompanhar a transmissão, que acontecerá através do aplicativo Rai Play e também do portal www.raiplay.it no dia 22 de abril (quinta-feira), das 7h30 às 20h30, no horário italiano. Ou seja, de 1h30 às 14h30 pelo horário de Manaus.
O vídeo que será apresentado foi filmado em dezembro de 2019, durante a gravação do primeiro DVD de Karine, “Jungle Jazz: uma sinfonia amazônica”, no Teatro Amazonas.
Da gravação de “Pérola Azulada”, participaram a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Marcelo de Jesus e o small jazz ensemble formado pelos músicos amazonenses Anderson Farias (piano), Hudson Alves (baixo acústico), Marcelo Figueiredo (violão) e Ygor Saunier (bateria). A direção de fotografia do vídeo é do cineasta amazonense Henrique Michiles.
Leia também: Manaus vai sediar um dia de debates sobre o centenário da Semana de Arte Moderna
Pérola Azulada
‘Pérola Azulada’ é uma canção icônica do repertório amazônico, consagrada pela interpretação do cantor quilombola Zé Miguel (Amapá), cedida gentilmente para ganhar uma versão orquestral na voz de Karine em seu primeiro DVD.
A obra é uma verdadeira declaração de amor à Mãe Terra e um chamado para ressignificar a existência humana e suas relações com a natureza. Por esta mensagem potente, a obra foi selecionada para estrear na programação musical do evento.
A gravação de “Jungle Jazz: uma sinfonia amazônica” contou com financiamento do Prêmio Conexões Culturais, da Manauscult, e apoio do Governo do Estado do Amazonas. O projeto é uma colaboração entre a cantora amazonense e o maestro italiano Antonio Giacometti, que escreveu todo arranjo orquestral.
Em dose dupla
Além de “Pérola Azulada”, Karine Aguiar também estreia no Earth Day como uma das convidadas da banda italiana Gen Rosso no single “A joy reborn”, lançado mundialmente em dezembro de 2020. O Gen Rosso é uma banda com mais de 50 anos de história, levando mensagens de paz e fraternidade a mais de 180 países do mundo através da música e outras linguagens artísticas como a dança e o teatro musical.
Earth Day
O evento é considerado o maior evento do mundo dentro da temática de ações educativas sobre o meio ambiente e envolve um público de cerca de um bilhão de pessoas por ano. Criado em 1970, o evento já está em sua 51ª edição.
A maratona de 2020 contou com o engajamento de 100 milhões de pessoas em 183 países. Na versão italiana, foram 1 milhão e 500 mil visualizações e um engajamento de meio milhão de pessoas durante a transmissão através do aplicativo RAI Play.