calendar_today outubro 20, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

O Japão anunciou nesta terça-feira que adotará contramedidas para que a Olimpíada de Tóquio do ano que vem não seja prejudicada por ataques cibernéticos. Medida veio depois que o Reino Unido e os Estados Unidos acusaram a Rússia de orquestrar esforços para tumultuar os Jogos.

Os organizadores da Olimpíada não relataram nenhum impacto significativo em suas operações para os Jogos de 2020, que foram adiados para o ano que vem devido à pandemia de Covid-19.

 

Denúncias dos EUA e Reino Unido

 

Na segunda-feira, Reino Unido e EUA criticaram o que disseram ter sido uma série de ataques cibernéticos mal intencionados orquestrados pela inteligência militar russa, incluindo tentativas de atrapalhar a Olimpíada e a Paralimpíada de Tóquio.

 

“Russofofia”

 

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, negou as acusações e as atribuiu a “russofobia”. Ele disse a jornalistas: “A Rússia nunca promoveu qualquer atividade de hackeamento contra as Olimpíadas”.

 

Proteção Japonesa

 

O secretário-chefe de gabinete japonês, Katsunobu Kato, não quis dar detalhes; mas disse que seu país fará todos os esforços para proteger os Jogos de possíveis tentativas de invasão virtual.

 

“Não podemos fazer vista grossa a ataques cibernéticos mal intencionados que ameaçam a democracia”, disse Kato em uma coletiva de imprensa, acrescentando que o Japão está recolhendo e analisando informações e mantendo contato frequente com o Reino Unido e os EUA.

“A Olimpíada é um grande evento internacional que atrai atenção, e as medidas de segurança cibernética são extremamente importantes.”

 

Um porta-voz do Comitê Olímpico Internacional (COI) disse que a segurança cibernética é uma das maiores prioridades da entidade.

 

 

Veja também: Portal Maloca – Após seguir Huma Kimak, Neymar curte fotos da influenciadora do AM

 

Fonte: R7