calendar_today agosto 29, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

O verão amazônico faz surgir na paisagem da cidade as flores dos ipês. A floração dos ipês está disponível em diversos logradouros públicos e corredores viários da cidade.

O programa Arboriza Manaus, da Prefeitura de Manaus, realizou nos últimos quatro anos o plantio de 40 mil novas árvores na cidade, das quais aproximadamente 6 mil são ipês.

Quem passa pelas avenidas Djalma Batista, Max Teixeira, Torquato Tapajós, Ephigênio Sales e André Araújo, já consegue visualizar as flores nas cores branca e lilás.

 

Florescimento

A floração e a perda de folhas fazem parte do ciclo reprodutivo característico do ipê e começa a acontecer no verão. As árvores perdem as folhas e posteriormente florescem, como forma de adaptação ao espaço onde estão inseridas.  

A espécie ganhou notoriedade em Manaus a partir de 2015, quando ocorreu o primeiro florescimento dos ipês brancos plantados no canteiro central da Djalma Batista.

Primordialmente, o surgimento das flores acontece entre os meses de setembro e outubro, no pico do período seco. 

 

Serviços

Para estarem como estão hoje, os ipês recebem atenção da Prefeitura de Manaus, que realiza não só ações de manutenção, como também reposição, podas de condução (em alguns casos) visando adequar as árvores à realidade da cidade. 

Algumas das árvores estão florindo pela primeira vez este ano. A primeira floração não é tão intensa. Somente quando as árvores apresentam um estágio de desenvolvimento maior é que passam a ter, enfim, uma floração plena. Por meio do programa Arboriza Manaus, também receberam o plantio de ipês as rotatórias da Cidade Nova, Ponta Negra, avenida Rodrigo Otávio, avenida Brasil, praça do Petrópolis, entre outros.

Depois de florescerem, os ipês começam o processo de renovação das folhagens, momento em que todas as flores e vagens caem ficando apenas os galhos das árvores, que ganharão novas folhas. Nesse momento, é possível fazer a coleta de sementes para a produção de mudas.