calendar_today agosto 14, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

O Instituto de Direito do Terceiro Setor (IDTS) ganhou uma sala de cursos gratuitos na Zona Leste da cidade.

O instituto, que existe há dez anos no bairro Gilberto Mestrinho, tem a finalidade de oferecer cursos gratuitos de idiomas, reforço escolar e informática para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.

A concessionária Águas de Manaus doou uma sala de informática completa para o IDTS desenvolver suas atividades com uma melhor estrutura. Foram doados oito computadores, cadeiras e armários. Além disso, a empresa realizou a pintura da sala onde as aulas acontecem.

Nesse sentido, cerca de 50 alunos participam dos cursos gratuitos. Após receber a nova estrutura, a expectativa é ampliar o número de crianças e jovens beneficiados.

Posteriormente, deve ser estruturada uma biblioteca comunitária na sede do Instituto de Direito do Terceiro Setor. A concessionária iniciou uma campanha interna chamada “Doe livros, compartilhe histórias”, para que os colaboradores façam a doação de literatura infantil, gibis e livros didáticos, que serão repassados ao IDTS em breve.

Programa Afluentes

O Instituto de Direito do Terceiro Setor iniciou a parceria com a Águas de Manaus há dois anos, através do programa “Afluentes”, que busca aproximar concessionária e lideranças comunitárias. Hoje, cerca de 600 líderes estão cadastrados no programa.

O Afluentes criou um canal de comunicação direto no Whatsapp, onde os líderes foram divididos em grupos de acordo com a zona ou região. Diante de qualquer ocorrência no bairro, como a falta d’água, vazamento em rede, entre outros, a liderança envia a demanda no aplicativo.

No momento que houve esse contato, equipes da concessionária, que também estão no grupo, iniciam o atendimento e a busca de uma solução para o problema. Esse contato direto fez o tempo de resposta da empresa diminuir consideravelmente. Em média, as demandas que chegam através dos grupos do Afluentes são resolvidas em até 24h.

O elo criado a partir do Afluentes fez a Águas de Manaus conhecer uma série de ações desenvolvidas por instituições comunitárias nos bairros.

Isso tem resultado em novos tipos de parceria, como a que foi firmada com o IDTS nesta semana.

No ano passado, o Instituto de Cidadania e Desenvolvimento Social do Amazonas (ICDSAM) foi beneficiado com material para confecção de mesas e um ar-condicionado para a sala de aula que funciona na sede do Instituto, no bairro de Educandos, zona Sul.

 

Doações

A concessionária, em parceria com a Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (Adcea), confeccionou 4 mil máscaras de tecido e distribuiu pela cidade, através das lideranças comunitárias, ou em ações diretas em bairros como Educandos e Cachoeirinha.

Em outra parceria, firmada com o Unicef, a empresa distribuiu 1700 kits de higiene na cidade, que foram divididos entre 25 instituições de caridade e associações comunitárias. Mais de 7.200 pessoas receberam itens como sabonetes, álcool em gel e máscaras de tecido.

Posteriormente, a Águas de Manaus doou cestas básicas para a Fundação Doutor Thomas em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). Os profissionais de saúde  receberam mais de 60 mil itens como EPI.

Através de outra parceria com a Prefeitura, a empresa instalou 19 pias em espaços públicos como as praças da região central e unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para possibilitar que pessoas em situação de rua e os profissionais socorristas reforcem a higiene.

 

Foto: Divulgação