Instituições de ensino superior definem volta das aulas presenciais
Nesta quinta-feira (25), último dia do Fórum da Educação Particular do Amazonas, representantes de instituições de ensino apresentaram seus planos de retomada de aulas presenciais.
A volta está prevista para 6 de julho conforme Decreto Estadual nº 42.330.
O decreto dispõe sobre o cronograma de retomada gradual das atividades econômicas em Manaus.
Promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), com apoio do Instituto Educações, o fórum foi transmitido através da plataforma Zoom, e contou com cerca de 250 profissionais da educação, gestores e mantenedores inscritos.
“A volta às aulas é um momento muito importante para todas as instituições de ensino. E proporcionar maior segurança aos nosso alunos, professores e colaboradores é o nosso compromisso com as estratégias de enfrentamento da covid-19”, defendeu a presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha.
Momento de união
Para o presidente do Instituto Educações, Rony Siqueira, o momento é de união.
“Essa fase de disrupção nos processos de aprendizagem e de manutenção da saúde está sendo superada com união histórica das instituições de ensino privado do Amazonas. Temos convicção que essa unidade permanecerá”, comenta o professor, que foi um dos mediadores do evento.
Instituições que apresentaram medidas para o retorno:
Universidade Nilton Lins
Centro Universitário Fametro
Universidade Anhanguera
UniNorte
Faculdade Uninassau
Faculdade La Salle
Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra)
Instituto de Ensino Superior Materdei
Faculdade Boas Novas
Fundação Matias Machline
Adaptação
Segundo a professora Karla Pedrosa, vice-reitora da Nilton Lins, assim como as demais instituições, apesar da paralisação das aulas presenciais, em nenhum momento a universidade parou,
Segundo ela houve uma adequação das atividades administrativas e pedagógicas, além da criação de comitê que planejou ações durante o isolamento e o plano de retorno.
“Criamos um protocolo que inclui diversas medidas, entre elas, higienização, sanitização, instalação de totens, divisórias e comunicação visual, tudo para oferecer maior segurança aos nossos alunos e colaboradores”, disse a gestora da instituição.
Atenção aos protocolos
Já o mantenedor do Centro Fametro, Wellington Lins de Albuquerque, frisou que a instituição tem buscado ficar atenta tanto às recomendações dos órgãos municipal, estadual e federal, quanto internacional.
“Também criamos uma comissão interna para tomar decisões para o retorno e pesquisa com os nosso alunos”, relatou o gestor.
Neste momento, a instituição irá aderir ao ensino híbrido, que combina aprendizagem no ambiente virtual e presencial, respeitando o distanciamento social de 1,5m e evitando aglomerações nas salas de aula.
Para isso, a Fametro investiu em melhorias no ambiente virtual, que irá proporcionar maior comodidade aos alunos.
Recentemente, alunos do curso de Engenharia Civil participaram da primeira colação de grau on-line da instituição.
A Faculdade La Salle também investiu em tecnologia para a retomada das aulas.
Câmeras termográficas passarão a fazer da rotina dos frequentadores da instituição.
A novidade irá medir a temperatura das pessoas e ajudará no combate à disseminação da covid-19.
Fonte: assossoria
Foto: Divulgação Sinepe-AM