calendar_today dezembro 16, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

 

“Huena Manaós”, a expressão indígena que significa ‘Vamos Manaós’ esteve por muito tempo restrita a poucos pesquisadores e curiosos da cidade. Agora, graças a Graphic Novel ‘Ajuricaba’, do roteirista Ademar Vieira, essa e outras palavras do povo Manaó vão se difundir entre os apreciadores de histórias em quadrinhos pelo País e quem sabe além.

 

Ajuricaba

Foto: Divulgação/Jucylande Jr./Black Eye

 

“Ajuricaba”

 

Lançado nesta terça-feira (15), ‘Ajuricaba’ conta a história do líder indígena que se revoltou contra seus antigos aliados portugueses, no Século 18, e mobilizou uma feroz resistência, unificando outras nações indígenas em torno de sua causa. O lápis é assinado por Jucylande Jr., com arte final de Tiê Santos e a capa é da ilustradora Ana Valente, todos de Manaus. A publicação é do selo Black Eye.

 

Pesquisa 

 

Resultado de um esforço dedicado de Ademar na pesquisa sobre o lendário herói amazonense, 140 palavras do povo Manaó foram recuperadas e utilizadas na HQ, junto com diálogos em português. “As palavras foram registradas por um expedicionário francês, quase um século antes (Século 17) dos acontecimentos da HQ”, revela Veira. Não fosse o expedicionário, nada desse vocabulário seria conhecido, já que a rebeldia dos Manaós resultou em sua extinção sumária nas mãos portuguesas.

“Conforme avançava nas pesquisas, o sentimento era de fascínio e indignação. Como esse povo extraordinário pôde ter sido totalmente dizimado sem que tenha sobrado quase nada dessa cultura?”, desabafa o autor.

 

Astúcia e Personalidade Forte de Ajuricaba 

 

Segundo Ademar Vieira, o que faz de Ajuricaba um personagem tão interessante é a sua astúcia e personalidade forte. “Ajuricaba não cedeu a nenhum acordo de paz e nunca desistiu de lutar. Ele não queria acordo. Para ele só existia um jeito de viver: sendo livre. Para combater os portugueses em pé de igualdade, ele conseguiu armar seu exército com mosquetes holandeses, por meio de acordos comerciais e também construiu um forte no meio da floresta, onde se escondia”, diz o roteirista.

 

Desenho desafiador 

 

O desenhista Jucylande Júnior desenvolveu um traço peculiar especialmente para a graphic e conta sobre as dificuldades do projeto. “Esse foi o projeto mais diferente e mais longo que eu já participei. Tivemos vários problemas. Eu perdi meu pai e minha mãe nesse período e tive que parar, mas conseguimos terminar e o resultado está bem satisfatório”.

 

Vendas 

 

Ajuricaba está disponível na Banca do Largo (Banca do Joaquim), no Largo São Sebastião, Centro, com alguns exemplares autografados pelos autores e também pode ser adquirida por meio de vendas online no perfil da @blackeyeestudio no Instagram. Mais informações com o autor pelo contato (92) 99601-3248.

 

*com informações da assessoria

 

 

Veja também: Portal Maloca – Balé Jovem do Claudio Santoro apresenta espetáculos em dobro