calendar_today outubro 31, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

As gigantes de tecnologia terão que explicar como seus algoritmos funcionam sob as novas regras propostas pela União Europeia.

Também vão abrir seus arquivos de anúncios.

A afirmação foi comissária digital e antitruste da Europa nesta sexta-feira (30).

A medida provavelmente impactará gigantes on-line dos EUA, como:

  • a Alphabet, dona do Google
  • Amazon
  • Apple
  • Facebook

Essas empresas possuem enormes bases de dados e lucrativos negócios de publicidade on-line.

 

Tecnologia de publicidade

 

Os algoritmos de publicidade ajudam as empresas a direcionar os anúncios aos usuários que os anunciantes desejam alcançar.

A comissária europeia para a concorrência, Margrethe Vestager, disse que o objetivo é esclarecer como esses algoritmos funcionam e garantir que as empresas sejam responsabilizadas por suas decisões.

“E as maiores plataformas terão que fornecer mais informações sobre como seus algoritmos funcionam, quando os reguladores solicitarem”, disse.

As empresas também terão que dar aos reguladores e pesquisadores acesso aos dados que possuem “incluindo arquivos de anúncios”, disse Vestager.

Ela vai anunciar dois projetos de regras:

  • Digital Services Act
  • Digital Markets Act

Ambos serão apresentados em 2 de dezembro, evidenciando a determinação da UE em controlar as gigantes da tecnologia e forçá-las a serem mais justas.

A nova legislação precisará da contribuição e aprovação dos países da UE e do Parlamento Europeu.

O processo que pode levar mais de um ano.

 

Google acuada

 

Em Wasshington, o Google precisa se explicar a um tribunal distrital até meados de novembro.

A ordem foi do juiz dos EUA Amit Mehta nesta sexta-feira.

O Departamento de Justiça dos EUA processou o Google em 20 de outubro de usar ilegalmente sua força de mercado para prejudicar rivais.

O Google vale US$ 1 trilhão.

O governo federal alega que o Google agiu ilegalmente para manter sua posição nas buscas e também na publicidade nas pesquisas na internet. O Google negou qualquer irregularidade.

John Schmidtlein, que representa o Google, concordou em dizer ao tribunal até 13 de novembro se a gigante das buscas e publicidade planeja pedir o arquivamento do caso.

A corte afirmou que  os dois lados devem fazer revelações iniciais sobre possíveis testemunhas e provas que podem ser usadas no julgamento até 20 de novembro.

 

Veja mais: O Globo

 

Foto: Pixabay