Com direito a expulsões, viradas, reclamações e VAR, o Flamengo bateu o Bahia por 4 a 3, no Maracanã, em jogo válido pela 26ª rodada do Brasileirão e assumiu a vice-liderança com 48 pontos.
O Rubro-Negro jogou com um a menos desde os nove minutos da primeira etapa, após o atacante Gabigol ter sido expulso por ofender o árbitro Flávio Rodrigues.
Porém, o jogo terminou com uma mancha após o meia Gerson, do Fla, revelar que foi vítima de injúria racial de Índio Ramírez, meia colombiano do Tricolor.
O caso ocorreu logo após o colombiano marcar o primeiro gol do Bahia aos 5 minutos da etapa final. Somente depois do apito final, em entrevista ao canal SporTV, que Gerson relatou ter sido vítima de injúria racial por parte do meia Índio Ramírez.
“Quero falar uma coisa: tenho muitos jogos como profissional e nunca vim falar nada porque nunca sofri esse preconceito. Quando tomamos um gol, o Bruno Henrique ia chutar uma bola, o Ramirez reclamou e fui falar com ele, que disse: ‘Cala a boca, negro'”, contou Gerson.
O Bahia, através de nota em seu site oficial, manifestou-se sobre a denúncia de racismo feita pelo meia Gerson, do Flamengo, ao colombiano e jogador do time, Índio Ramírez. O Tricolor afirma que seu atleta negou veementemente as acusações sofridas, mas ao mesmo tempo afastou o meia-atacante até que a apuração do caso seja concluída.
Em entrevista após a partida, Gerson disse ter ouvido “Cala a boca, negro” do meia-atacante Índio Ramírez. No episódio, Gerson também discutiu com Mano Menezes no campo e pediu respeito ao técnico.
Mano Menezes deixou o comando do Bahia poucas horas depois do episódio e, em publicação nas redes sociais, afirmou que condena qualquer ato racista.
O vice-presidente do Flamengo, Marcos Braz concedeu entrevista após o jogo e defendeu apuração do caso.
Na súmula da partida, o árbitro relata não ter visto o episódio de racismo.
Outros clubes do Campeonato Brasileiro também se manifestaram em defesa do meia Gerson. No Rio de Janeiro, Vasco e Botafogo exigiram uma “apuração dos fatos”.
Além do Flamengo, Vasco e Botafogo também se manifestaram nas redes sociais em defesa ao meia Gerson. Assim como o Rubro-Negro, os clubes também exigiram uma apuração dos fatos. São Paulo, Corinthians, Santos e Internacional também apoiaram o jogador.
O jogo
O Flamengo chegou a ir para o intervalo vencendo por 2 a 0, mas levou a virada em menos de 15 minutos na etapa final.
No entanto, Rogério Ceni acertou nas substituições e viu Pedro e Vitinho garantirem a vitória de virada.
Veja também: Manaus FC monta equipe para temporada 2021 que começa dia 20
Veja mais: Terra
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo