calendar_today dezembro 21, 2020 person Portal Maloca mode_comment 0

O ‘Projeto Solo: mães solo vivendo a pandemia no Brasil’ foi lançado nesse domingo (20), dia em que o Brasil registrou 408 novos óbitos por covid-19 totalizando 186.773 pessoas mortas em decorrência do coronavírus no país.

Em meio a esse caos global, um coletivo de fotógrafas tomadas pelo desejo de trazer à tona reflexões sobre a maternidade, saúde mental e desafios da mulher contemporânea, bem como, denunciar os efeitos da pandemia nas vidas dessas mulheres e seus filhos, uniram-se e produziram o ‘Projeto Solo’.

 

 

Coletivo Plural

 

Fotógrafas de todas as regiões do país integram o projeto. O coletivo é composto por Andressa Zumpano em Brasília, Ingrid Barros em São Luís, MA, Isabella Lanave em Curitiba, Maria Magdalena Arréllaga no Rio de Janeiro, Patrícia Monteiro em São Paulo, Shai Andrade em Arembepe, BA e Tayná Satere em Barreirinha, AM.

A proposta da pluralidade é justamente proporcionar que as vivências perpassem por diferentes realidades e permitam a contextualização dessas mães levando em consideração intersecções de raça, classe, idade, condição financeira, acesso a serviços, etc.

 

Mães Solo no Brasil

 

Segundo dados do recém lançado site do projeto, no Brasil de 2015, eram cerca de 11 milhões de mães solo segundo o IBGE, hoje, o número pode ser ainda maior. Além disso, 50 milhões de mulheres seriam chefes de família e, portanto, responsáveis pelo sustento da casa.

O projeto busca dar voz a essas mães que, não bastando as problemáticas de ser mulher em um país ainda muito machista ainda sofrem com as pressões da maternidade solo e nesse ano pandêmico com os efeitos devastadores da crise do coronavírus.

 

 

Solo

 

O projeto

 

A iniciativa, que recebeu apoio da ‘Emergency Fund for Jornalist’, da Nat Geo (National Geographic), proporciona um panorama da realidade das mães solo brasileiras permitindo, através das narrativas das suas vivências, que se tenha uma dimensão da desigualdade regional brasileira, bem como, das similaridades de algumas experiências, como a cobrança, sobrecarga e os danos à saúde mental dessas mulheres por conta desse período tão estressante.

O projeto é multimídia, composto por fotografias, vídeos, áudios, cartas e desenhos, feitos em colaboração com as mães participantes. Todo o conteúdo foi lançado ontem e pode ser acessado pelo perfil no instagram e pelo site: https://www.solonatgeo.com/

 

 

Conheça as Fotógrafas (Descrições Coletadas no Instagram do Projeto):   
 

Andressa Zumpano: É fotógrafa documentarista, videomaker e comunicadora residente em Brasília, DF. Durante o projeto acompanhou a rotina e as vivências de Maria Francisca, agricultora, e Luísa Molina, antropóloga, duas mães solos que vivem em diferentes contextos sociais no Distrito Federal.

Ingrid Barros: É fotógrafa documentarista, com atuação também no audiovisual independente. Durante o Projeto acompanhou um pouco do cotidiano de Carla e Ísis, mãe e filha, na cidade de São Luís, Maranhão.

Isabella Lanave: É uma artista visual paranaense. Durante os meses do projeto, acompanhou um pouco da rotina de Stella Prado e sua filha Bárbara. Também convidou Gabriela Grigolom para registrar seus sentimentos e percepções com uma câmera fotográfica.

Maria Magdalena Arréllaga: É fotógrafa documental no Rio de Janeiro. Ao longo dos últimos meses acompanhou um pouco dos dias vivenciados por quatro mulheres mães em diversas regiões da cidade, Sofia Benjamin, Verônica da Costa, Rafaela Machado e Paula Dias.

Patrícia Monteiro: É fotógrafa documental de São Paulo. No projeto, trabalhou junto com Luísa Brandão, em Botucatu e Natália Cardoso, em Osasco, tentando mostrar duas realidades distintas, uma rural e outra urbana, no mesmo estado.

Shai Andrade: É fotógrafa e artista visual de Salvador. Durante o projeto acompanhou um pouco os dias de Isis Abena, moradora da cidade sua filha, Aina Emaye. Também registrou a Stephane Borges com seu filho, Lucca Matias, moradores de um ancho no Litoral Norte .

Tayná Satere: É fotógrafa documental, mãe e mulher indígena da etnia Sateré Mawé, no Baixo Amazonas. Para o projeto, fotografou Marilúcia Sateré, mãe de Márcio e José.

 

 

Veja também: Portal Maloca – Projetos e artistas indígenas são contemplados pelo ‘Natura Musical’

 

Fotos: Tayná Satere e Shai Andrade