A produtora baiana Janela do Mundo, da empresária cultural Claudia Lima, vai produzir no próximo ano um longa-metragem sobre a jogadora de futebol Formiga.
Recordista mundial de participações em Copas do Mundo Feminina – sete no total – a baiana de 42 anos, é a mais velha jogadora de futebol em campo entre atletas homens e mulheres.
Nascida em Salvador, Miraildes Maciel Mota saiu da Bahia aos 16 anos e também defendeu o Brasil em seis Olimpíadas.
Atualmente jogando no Paris Saint Germain (PSG), na França, a baiana vai ter sua história contada no documentário que tem roteiro e direção da jovem cineasta baiana Taís Amordivino, que assina seu primeiro longa-metragem.
Formiga voltou atrás na aposentadoria da amarelinha para jogar a Copa América, e além disso, aos 41 anos, jogou sua 7ª Copa do Mundo, sendo a mais experiente em campo.
Aos 42 anos, Formiga parece imparável.
História
Miraildes Maciel Mota nasceu em 03 de março de 1978, na cidade de Salvador na Bahia.
Desde sempre era perceptível seu gosto pelo esporte, já que aos sete anos ganhou uma boneca de presente, mas logo arrancou a cabeça do brinquedo e começou a chutar, como se fosse uma bola de futebol.
Vinda de uma mãe com cinco filhos, Miraildes era única mulher, e nisso, sua luta contra os preconceitos se iniciou ainda criança.
Apesar de já ser destaque, alguns de seus irmãos não concordavam que ela seguisse esse caminho, então apanhava em vários momentos.
Entretanto, desistir não era uma opção.
Entrou de verdade para o mundo futebolístico aos 12 anos e foi apelidada de Formiga por um torcedor, alcunha que não foi mais esquecida.
Começo nas quadras
As oportunidades bateram cedo à porta de Formiga. Em busca do sonho, sua entrega era tanta, que aos 12 anos começou a caminhada rumo a história do futebol.
Mas nem sempre foi jogadora dos gramados.
Seu primeiro clube foi de futsal, o Euroexport, que surgiu depois do treinador chamar as meninas do bairro para jogar.
Não demorou muito para perceberem que estavam diante uma jovem promessa.
Veja mais: Correio 24h
Veja também: Futebol na Veia
Foto: Twitter